'Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel' (Salmos 25:16-19)

Bom dia, meu querido irmão e minha querida irmã.

Estamos meditando em mais uma porção deste lindo Salmo. Na porção de hoje, o salmista fala de sua aflição e desespero.

É interessante como estas coisas são mais comuns do que deveriam. Constantemente encontramos pessoas vivendo uma situação de aflição e desespero. E o que acompanha estas duas palavras tão terríveis? Por incrível que pareça, é nestes momentos que nos sentimos mais sozinhos. Deveria ser um momento em que muitos amigos deveriam estar do nosso lado, nos apoiando, nos incentivando, nos mostrando um caminho. Mas, por alguma razão estranha, estes 'amigos' desaparecem.

A mistura de aflição, desespero e solidão, tem levado muitas pessoas para as piores decisões.

A maioria das histórias de moradores de rua, de drogados e viciados, tem passado por estas 3 palavrinhas.

Mas não são só eles que tem vivido isto não. Muita gente boa, de famílias até abastadas, passam por momentos cruéis, em decorrência de decisões erradas.

O salmista pede que Deus o livre deste momento terrível. Duas coisas queria destacar aqui: 'Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados'. A primeira é que ele associa a sua aflição e dor a pecados cometidos. Nós não gostamos muito de falar de pecados. Pecado é uma coisa desagradável e infelizmente o ensino religioso mostra um Deus sempre pronto a castigar os homens pecadores. Se atentarmos bem para a Palavra de Deus, é exatamente o contrário: Deus está sempre pronto a socorrer este homem pecador.

O salmista reconhece que pecou. Ele não esconde. Pede perdão e entende que o perdão de Deus, trás consigo, ao mesmo tempo, o socorro e o livramento.

Outro detalhe importante que quero citar aqui é que o salmista diz: 'Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel'. É incrível como querendo ou não querendo, sempre conseguimos aumentar a lista dos inimigos, ou seja, das pessoas que, por alguma razão, 'não vão com a nossa cara' e estão torcendo para a gente se dar mal.

Sabe, meu irmão e minha irmã, a Palavra de Deus é para todos aqueles que creem nela e tomam posse de suas verdades.

Nós podemos fazer a mesma oração e pedir a Deus que nos livre das nossas angústias, das dores que vem por causa de decisões erradas ou como consequência de nossos pecados. Podemos também confiar que Deus há de nos livrar de nossos inimigos: Daqueles que estão torcendo para cairmos de vez. Vamos confiar em Deus? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?