'Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti. Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti. Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.' (Salmos 25:20-22)

Estamos hoje concluindo este salmo maravilhoso. Este trecho fala de algo que faz parte de nossa realidade. Quantas e quantas vezes estamos vivendo um momento difícil, quando parece tudo estar perdido, sem saída, e não sabemos o que fazer.

O nosso normal é sempre procurar nossas soluções. Às vezes 'calculamos' as alternativas e possibilidades, e escolhemos o caminho mais prático e rápido. Mas nem sempre temos a 'cabeça boa' para ficar pensando ou calculando. Simplesmente saímos e fazemos.

E é aqui onde mora o perigo. Infelizmente é neste momento que erramos. Parece que afundamos mais. O desespero aumenta e ficamos verdadeiramente mais confusos, sem saber para onde correr.

O salmista nesta porção declara: 'Guarda a minha alma, e livra-me'. Ah! a alma.... esta alma que não consegue se acalmar diante das tempestades e crises da vida. Só Deus para guardar a nossa alma destes momentos de desespero e incertezas.

O salmista continua: 'não me deixes confundido, porquanto confio em ti'. Sim, precisamos que Deus nos livre deste momento confuso. Uma mente confusa faz com que as decisões (se é que tomamos alguma) sejam as piores possíveis. Precisamos do livramento desta confusão, de pensamentos e de emoções.

Aqui o salmista faz uma declaração muito importante. Ele diz: 'Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.'. Ele coloca a sua participação neste processo. Muitas vezes transferimos tudo para Deus. Ele tem que resolver as minhas bagunças. Ele tem que dar soluções para minhas decisões erradas. O salmista coloca duas características muito importante como sua responsabilidade: sinceridade e retidão. Sinceridade tem a ver com transparência. Muitas vezes queremos esconder dos outros e até de Deus as coisas erradas que fazemos. Mas é importante ao nos achegarmos diante de Deus, estarmos com uma postura limpa, transparente, verdadeira. Precisamos confessar tudo. É esta atitude de humildade e sinceridade diante de Deus que fará grande diferença. E a segunda palavra que o salmista usa aqui é retidão. Deus espera que nós andemos em retidão de vida. Quantas pessoas adoram fazer coisas erradas. Se desculpam porque os outros também erram. Se escondem atrás dos erros dos pais, do patrão, do governo, do mundo. Mas Deus espera que, independente de onde vivemos e de com quem vivemos, tenhamos uma vida de retidão.

E para finalizar, o salmista pede livramento para todos aqueles que são de Deus de seus sofrimentos, de suas angústias: 'Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias'. Sua atitude não foi egoísta, pensando apenas em si. Ele viu tanta gente sofrendo perto dele. Não era justo, não era reto pensar só em si.

Sabe meu irmão e minha irmã, te desafio neste dia a orar com sinceridade a Deus. Coloque com clareza as tuas preocupações diante dEle. Lembre-se também daqueles que estão perto de você e estão sofrendo. Tenho certeza que Deus há de te ouvir, de te atender. E você vai se sentir melhor, com a graça de Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?