"LOUVAI ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembleia dos justos e na congregação. Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." (Salmos 111: 1, 2 e 10)

O salmista começa chamando a todos para que louvem ao Senhor. Ele mesmo declara que vai louvar o Senhor de todo o coração, tanto no meio daqueles que amam a Deus (independente do lugar) como na igreja (que é o lugar onde nos nossos dias as pessoas se encontram para prestar culto a Deus). Ele está tão feliz, que não pode se calar.

No versículo 2, fala que "Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer". Deus sim, tem feito coisas tremendas e grandiosas na vida de todos nós, mesmo que não nos apercebamos disso. Mas há algo de interessante neste texto. O salmista diz que as pessoas que tem prazer nestas obras de Deus, estão sempre em busca delas.

Eu imagino quando, finalmente, encontramos um restaurante com uma comida muito gostosa, por um preço justo e um ambiente agradável: O que fazemos? Além de procurarmos ir neste lugar, sempre que possível, não nos contentamos só com isso: convidamos nossos amigos para ir lá também. Fazemos a maior propaganda. Por quê? Porque temos prazer em ir naquele lugar. É o sentimento que o salmista tem em relação a Deus. Por isso, ele convida a todas as pessoas para louvarem a Deus, como ele estava fazendo, e descreve seus motivos, para que os outros também tenham prazer em louvar a Deus e serem agradecidos pelos grandiosos feitos de Deus.

No versículo 10, ele conclui dizendo: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos". Quem quer ser sábio nesta vida, já sabe o caminho: basta ter temor a Deus. Temer a Deus não é ter medo de Deus. Temer a Deus é RESPEITAR A DEUS E A SUA PALAVRA. Muitas pessoas dizem que amam e que respeitam a Deus, mas não buscam a Deus e nem valoriza Seus feitos e nem a Sua Palavra.

Não reconhece as obras de Deus em sua vida. Não sabe fazer uma oração de agradecimento, pelo dia, pelo sol, pela chuva, pelo emprego, pela família, pelo carro, pela condução (ônibus, metrô, trem), ou por tantas coisas. Não consegue ver a mão de Deus o protegendo todos os dias. Ah! Quanta ingratidão... e ainda diz que teme a Deus.

Quem teme a Deus, ganha de presente sabedoria, para lidar com as situações da vida. Não quer dizer que nunca vai errar, mas quer dizer que mesmo errando, a sabedoria de Deus lhe mostrará o caminho certo. Vai ter uma capacidade de 'entender as coisas' com mais facilidade e assim, se conduzir no melhor caminho da vida.

Meu irmão e minha irmã, será que nós temos tido prazer nas coisas de Deus? Será que temos cumprido os mandamentos de Deus? Vamos aproveitar este dia e reavaliarmos o nosso comportamento em relação a Deus e fazer uma oração sincera, pedindo perdão pelo tempo da ingratidão ou desatenção aos feitos de Deus e começarmos uma nova relação com Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?