'LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo. Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.' (Salmos 118: 1, 5 e 15)

Que declaração linda: LOUVAI AO SENHOR PORQUE ELE É BOM. Trata-se da fala de alguém que está extasiado com algo grandioso que lhe aconteceu.

O salmista, após um grande livramento de Deus, chama as pessoas para louvar (em algumas versões diz: RENDEI GRAÇAS, que dá a ideia de gratidão através de atos, de doação de presentes) a Deus. E este louvar é mais do que um simples cantar músicas alegres, mas sim de através destes cânticos, manifestar a reverência a alguém que merece todo carinho e gratidão. E por que louvar a Deus? PORQUE ELE É BOM.

Sabe, meu irmão e minha irmã, qualquer pessoa diria muito rapidamente que Deus é bom. Um candidato a namorado, diz sem pestanejar à sua pretendente, que a ama, que ele é linda, isso e aquilo. Vai tecer seus elogios, com uma fala mansa e delicada, acrescida de umas pitadinhas de um sorriso maroto e, se fosse antigamente, não poderia faltar uma rosa ou um bombom. Mas esta frase despejada nesta fase de preparação ao namoro, é muitíssima diferente daquela que é proferida pelo marido, ao se comemorar 20, 25 ou mais anos de casamento. Aqui, as palavras são mais sólidas pelos anos de relacionamento, e a esposa, sabe muito bem da sinceridade daquele gesto. Uma rosa ou um bombom agora tem um valor muito maior do que naquele primeiro momento. Aí está a diferença.

Louvar a Deus, conforme a sugestão do salmista, deve ser um ato motivado pela experiência íntima de quem vivenciou o livramento de Deus, de quem conhece a este Deus que, mesmo sem merecermos, Ele continua cuidando de nos. É por isso que a sequência do versículo diz: Porque a sua benignidade dura para sempre. Oh! que maravilha... Deus continua manifestando a sua benignidade, sempre, sempre, sempre e sempre. OBRIGADO MEU DEUS, PELA TUA BENIGNIDADE POR MIM.

O salmista continua dizendo que, clamou ao Senhor em meio a um momento de angústia e Deus não apenas o ouviu, mas o levou para um lugar seguro. Quantas vezes estamos vivendo um momento sem saída, de desespero, e clamamos a Deus e o socorro, o livramento ou a solução vem.

Vi há pouco uma noticia na televisão, de um acidente que ocorreu com um ônibus escolar. O ônibus levava um grupo de uns 30 alunos na faixa dos 8 a 10 anos, e caiu no rio. Em questão de segundos, a água invadiu o ônibus e o desespero alcançou todos ali. Na reportagem, entrevistaram algumas crianças e um garoto de 9 anos disse que um seu amigo, olhou para ele e disse: Eu sei nadar. Vou subir até o alto do ônibus, abrir a portinhola para que todos saiam daqui. E foi-se. Ele, ficou ali vendo seu amigo agindo, e em meio ao seu pânico, orou: Oh meu Deus, me ajude. Será se vou conseguir sair daqui? Me ajude.

Na hora que estava vendo esta reportagem, lembrei daquele texto que está em Romanos 10:13 que diz: "Porque aquele que INVOCAR o nome do SENHOR, SERÁ SALVO". E aquele garoto foi salvo.

Com certeza, ele e sua família, tem muitas razões para LOUVAR O SENHOR, e declarar que ELE É BOM, pois no momento da angústia, clamou e Deus o levou para um lugar seguro.

A última parte do texto que reservei para hoje diz que na casa dos justos há jubilo, pois a mão do Senhor faz proezas.

Com certeza absoluta, a mão do Senhor continua e continua e continua fazendo proezas. Como ficar indiferente a tudo isto? Como não ser agradecido? Como ficar de boca fechada e não louvar a Deus pela sua bondade e misericórdia? Como deixar de falar aos amigos e a tantos quantos pudermos, sobre o livramento que Deus tem operado em nossa vida? Não, não dá para ficar calado.

É por esta razão que o salmista vai declarando através dos versos e da música o quanto está feliz com Deus, e vai continuar falando que DEUS É BOM E A SUA BENIGNIDADE DURA PARA SEMPRE.

Que eu eu você, tenhamos coragem de sermos agradecidos a um Deus tão grande e tão bom, que continua agindo a nosso favor, falando, cantando e com atos de ações de graças, darmos o devido louvor a Deus que merece isso e muito mais.

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?