'O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos' ( Salmos 110:2 )

Quero destacar deste Salmo 110 apenas o versículo 2, que neste dia, nos trás grandes lições.

Para os israelitas (o povo para quem foi originalmente escrito este salmo) Sião representava o centro do poder político e religioso da época. O rei estava em Sião, e a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus, estava no templo, em Sião.

Quando o salmista declara que o Senhor enviaria o seu cetro de poder, ou seja, o símbolo da autoridade de Deus, justamente do local onde se considerava o centro do poder humano do reino, há grandes implicações aqui. Por trás do governo e autoridade humana, há o governo e autoridade divina. O cetro do poder de Deus é infinitamente maior do que o cetro do poder do rei. De Sião Deus governa a Terra: Tudo e todos.

Ele tem o cetro de poder e detém toda a autoridade. Ele delega parte desta autoridade com quem quer.

Mas, quer ver o que tem de mais interessante? De Sião, com seu cetro de poder em mãos, Deus declara: "Domina entre os teus inimigos".

Sabe, meu irmão e minha irmã, já mencionei em outras oportunidades que muitas vezes, mesmo sem querer, 'ganhamos' inimigos, e alguns deles parecem que colocam como seus principais objetivos na vida: Nos destruir. Nem sempre entendemos isso e nem sempre encontramos a origem de tanto ódio, mas, no dia a dia, percebemos a realidade dele.

Alguns desses inimigos tem até condições de nos prejudicar e muito, por sua situação financeira, posição social e ou hierárquica, dentro de uma empresa ou grupo, ou outra situação. Tentamos até escapar desta posição incômoda, mas nem sempre conseguimos. Nos tornamos o alvo do ódio de alguém e não há nada que possamos fazer.

O salmista estava vivendo isto e, provavelmente fez o que fazemos: Pediu a Deus que o livrasse daquilo. E qual foi a resposta de Deus?

Deus estava enviando o seu cetro de poder e declarando que o salmista iria dominar sobre os inimigos. Oh! Glória. Quer coisa melhor? Além de sair da incômoda posição de vítima do ódio de alguém, ainda ficar numa posição superior, perante todos os que antes estavam presenciando aquilo. E como foi esta virada de vida? Foi um ato de Deus! Como alguém poderia negar isso? Não tinha como. Só Deus para dar tal escape.

Mas aquele que foi socorrido por Deus, só porque agora ocupava uma posição superior ao inimigo, não precisava se vingar. Poderia mostrar o amor de Deus em sua vida, demonstrando misericórdia e perdão.

Eu pergunto: Será se eu e você estamos preparados para dominar sobre nossos inimigos? Precisamos pensar seriamente nisso. Muitas vezes queremos nos livrar da perseguição, injusta às vezes, mas queremos também vingança. Creio que enquanto não trabalharmos este sentimento em nós, Deus não nos dá a vitória sobre os inimigos.

Que neste dia, possamos pedir a Deus sabedoria para lidarmos com tudo isso. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?