'LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.' (Salmos 112: 1 e 10)

Hoje concluímos com esta serie de meditações com base no Salmo 112. Como falamos nos anteriores, este salmo fala sobre algumas coisas tremendas que acontecem na vida de um bem-aventurado. Diz o texto que feliz, muito feliz, felicíssimo (bem-aventurado) é aquele que teme (respeita e ama) ao Senhor e que tem grande prazer em seus mandamentos.

Conheço muitas pessoas que conhecem bem a Palavra de Deus, mas que não a pratica. Conheço outros que se muito, uma vez aqui e outra ali, leu o Salmo 23 ou o Salmo 91, mas que declara enfaticamente que ama a Deus. Não consigo entender como, mas... enfim... então, todo o Salmo 112 trata de como é a vida (com seus momentos de alegrias e outros de tristezas, com suas lutas, derrotas e mas também com vitórias) de um bem-aventurado.

Hoje, quero encerrar focando no versículo 10 que diz: "O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá."

A Bíblia declara que o ímpio é aquela pessoa que não respeita a Deus e seus mandamentos. Então, aquele que não ama a Deus, odeia aquele que O ama. O ímpio começa a ver o que vai se sucedendo na vida do justo ou do bem-aventurado, e fica mais furioso ainda. Faz de tudo para acabar com a raça do bem-aventurado. Mas chega um dia, que percebe que não importa suas tentativas, no final, Deus sempre dá vitória ao bem-aventurado. É neste ponto que ele olha aquele que ele considera seu inimigo, e se entristece.

Não é triste pensar que alguém se entristece com a felicidade do outro? Que alguém se aborrece com as bênçãos do outro? É... mas isso acontece. O seu ódio é tão intenso que ele range os dentes e se consome. Parece que ele centraliza todas as suas energias apenas para tentar acabar com a outra pessoa. E por quê?

Sabe meu irmão e minha irmã, infelizmente esta é uma realidade. Tem pessoas que terminam odiando outras, apenas porque aquelas tem o que ela não tem. É uma mistura de inveja com ódio, que se transforma numa obsessão. Pode ser porque a outra pessoa tem um emprego tranquilo, ou um relacionamento amoroso sincero e duradouro, ou uma família feliz, ou apenas porque este outro tem um relacionamento com Deus que ela não tem.

Temos na Bíblia um exemplo disso: Caim e Abel. Os dois eram filhos do mesmo pai e mãe. Aprenderam as mesmas coisas. Escolheram profissões diferentes, mas no fim do dia, voltavam para a mesma casa. Abel tinha uma maneira de se relacionar com Deus que Caim não tinha. Caim foi alimentando um sentimento ruim contra seu irmão. Diz a narrativa bíblica, que um dia Deus falou com Caim a respeito disso. Mas o que Caim fez? Matou seu irmão.

Estes sentimentos de ódio existem. Mas mesmo assim, diz o final do versículo 10 que o desejo dos ímpios perecerá. Deus há de dar vitória até nisso, àqueles que O amam e tem prazer em Sua Palavra. Que eu e você não se importe com o ódio que algumas pessoas possam ter para conosco, desde que nossas atitudes sejam de um bem-aventurado de Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?