'LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.' (Salmos 112: 1 e 8)

Estamos aqui compartilhando mais uma porção deste Salmo 112.

Tenho que iniciar falando que o salmo fala sobre a pessoa que é feliz, muito feliz, felicíssima (bem-aventurado), e assim é quem teme ao Senhor e tem prazer em seus mandamentos.

Hoje quero focar no versículo 8 que diz que, este 'bem-aventurado' tem o seu coração firme, ou seja, não vai temer.

Quantas e quantas vezes, ficamos sim atemorizados, amedrontados, apavorados, com as coisas que estão por nos acontecer. Não temos certeza se aquele mal vai nos atacar, mas pelo fato de tudo indicar que sim, já sofremos por antecipação.

Sabe o que é triste nesta situação? Que mesmo vendo por antecipação algo de ruim que possa nos acontecer, ao invés de tomarmos medidas preventivas ou de soluções emergentes, o temor, o medo, o pavor, nos trava e não fazemos nada, a não ser sofrer. O preço deste sofrimento é muito maior do que o próprio mal que possa nos sobrevir.

Aí, quando lemos este versículo, entendemos que, aquela pessoa que é bem-aventurada, ou seja, aquela que respeita a Deus e tem prazer em Seus mandamentos, não fica temerosa, medrosa e nem apavorada diante dos perigos que lhe sobrevém. Ela se apega à Palavra de Deus e encontra forças para resistir. Ela clama a Deus e Deus lhe dá estratégias para vencer.

Aqui está a grande diferença entre o vencedor e o perdedor; entre o corajoso e o temeroso. O corajoso, confia em Deus e o temeroso nem lembra que Deus existe. Se lembra, é só para se queixar.

Sabe, meu irmão e minha irmã, o versículo conclui dizendo que este bem-aventurado, tem seu coração firme, que não teme, e está confiante que verá a sua vitória sobre seus inimigos. Oh! Aleluias! Deus é bom demais.

Ele não apenas nos dá os escapes dos situações perigosas, e não apenas nos dá forças nos momentos de perigo, mas Ele nos dá vitória sobre os intentos de nossos inimigos.

Infelizmente, no decorrer da vida, encontramos muitos inimigos. Os de fora e os de dentro. Os camuflados e os declarados. Os que tem força para causar danos e os que apenas vão nos irritar. Mas, como inimigo é inimigo, devemos ter cuidado com todos eles. Nunca podemos subestimar a força do inimigo. Um inimigo fraco hoje pode ser poderoso amanhã. Mas nossos olhos não podem ficar focados nos inimigos. Devem estar focados em Deus, que é o nosso protetor.

E como podemos manter nossos olhos fitos em Deus? Respeitando a Ele e amando a Sua Palavra. Devemos ter prazer em ler a Bíblia e extrair dela todos os ricos conselhos de Deus para vencermos nesta vida. Vamos fazer isso?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?