'LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.' (Salmos 112: 1 e 3)

Estou aqui mais uma vez, tratando deste salmo lindo.

Como vimos ontem, o salmista começa declarando que feliz, muito feliz, felicíssimo é aquele que teme ou respeita os mandamentos de Deus, e que tem neles grande prazer. E quem assim faz, tem de Deus algumas recompensas. É o resultado destas bênçãos. É a concretização desta felicidade citada no versículo 1.

Hoje vamos ver quais são as recompensas que Deus dá, citadas no versículo 3.

"Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre."

Começa falando sobre prosperidade e riquezas. Ah! como parece lindo isso. Prosperidade. Quem não quer prosperidade? Imagine você, tudo quanto fizer... prosperará. Se resolver mudar de emprego... vai ser uma excelente ideia, porque prosperará. Se resolver montar um negócio... vai ser uma grande coisa, porque prosperará. Se resolver trocar de carro ou comprar uma casa nova... vai ser tremendo, porque prosperará. Sabe, não há limites para a prosperidade de Deus.

Na sequência ele fala sobre riquezas. Esta é outra coisa que a maioria dos mortais deseja muito: riquezas. Ter dinheiro para não se preocupar se vai receber o salário para pagar o aluguel ou as contas do mês. Ter dinheiro para poder realizar o tão sonhado passeio para aquele lugar paradisíaco, lindo, lindo, lindo, lindo, visto tantas vezes nas propagandas ou nos panfletos, objeto de tantas palavras e desejos. Poder ir e ficar muito bem hospedado, ser bem servido, sem se preocupar com a conta. Não é legal isso? Com certeza. Ter dinheiro para poder comprar um carro zero, com todos aqueles recursos tão propagados na televisão. Aquele carro que, quando a gente vê na rua passando, nossos olhos ficam acompanhando, e lá no fundo da alma, salta um suspiro, reflexo do nosso desejo.

Mas meu irmão e minha irmã, nem sempre prosperidade e riquezas estão relacionados a dinheiro, muito dinheiro e propriedades, etc etc. As bênçãos de Deus sempre trás felicidade e nunca dor e tristeza. Podemos sim ter propriedades e podemos sim ter dinheiro, mas quando estas coisas vem de Deus, sempre será motivo de prazer para quem recebe e para sua família. Se propriedades e muito dinheiro fosse por si só sinônimo de felicidade, todos os ricos seriam felizes, mas temos visto que muitos deles, com tanta abundância de 'riquezas' tem uma vida desgraçada, nos relacionamentos familiares, nos negócios, aprisionados nos vícios dos mais variados tipos. Então, devemos pedir a Deus sabedoria para lidarmos com a prosperidade e riquezas que vem dEle, para não nos perdermos.

No mesmo versículo, no final, ele diz que: "e a sua justiça permanece para sempre". Aqui está o grande segredo para se administrar bem a prosperidade e a riqueza que Deus dá: justiça própria. Sabe o que isso significa? Todos nós temos um senso sobre o certo e o errado. Quando amamos os mandamentos de Deus e neles temos prazer, estes mandamentos de Deus já servem de um caminho que nos leva para as coisas certas. Vamos adquirindo um senso mais criterioso sobre isso. Não importa o que todo mundo diz ou o que todo mundo faz: o que importa é o que é certo ou errado. Isso se chama justiça.

O versículo 3 encerra declarando que aquela pessoa que tem prazer nos mandamentos de Deus, é feliz, muito feliz, felicíssimo, e que além de receber de Deus tantas coisas boas para esta vida, a sua justiça vai permanecer para sempre. E sabe o que acontece com uma pessoa que pratica a justiça de Deus? Quando alguém tenta enganá-la, trapaceá-la, roubá-la, mentir sobre ela, injustiçá-la diante dos outros, o próprio Deus há de defendê-la. Isto não é tremendo?

Que neste dia, todos nós nos sintamos desafiados a temer, amar e ter prazer nos mandamentos de Deus e praticá-los. amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?