'Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.' (Salmos 66:20)

Durante alguns dias estivemos aqui, meditando no Salmos 66, que começa com a palavra 'celebrar' que significa festejar com grande alegria. E diz mais: 'celebrar com júbilo'. O salmista chama a atenção das pessoas para que se ajuntem e festejem a Deus, por muitas e muitas razões.

Hoje vamos finalizar este salmo, com a grande declaração: 'Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.'

Uma das coisas que alegra a todos nós é quando alguém nos elogia com sinceridade. Não é mesmo? Se é porque fizemos um bolo gostoso ou outra refeição suculenta. Se foi por uma 'obra de arte', uma pintura, um desenho, um poema, ou um objeto de madeira ou outro material. Pode ser uma decoração para uma festa, ou ainda um ato em favor de algum desfavorecido da vida. E a lista vai. Não importa o que foi. Ficamos felizes quando há um reconhecimento do ato feito e as pessoas vêem e elogiam.

Imagina o coração de Deus, quando um(a) filho(a), se apresenta diante dEle e com sinceridade de coração, lhe agradece, lhe elogia, lhe enaltece os feitos, e não satisfeito com isso, sai bendizendo para todos os conhecidos sobre o que aconteceu. É isto o que quer dizer: "Bendito seja Deus". É eu espalhar para todo mundo o que Deus fez por mim.

E o salmista declara: '... que não rejeitou a minha oração...' Sabe, corremos o risco de nossa oração ser rejeitada. Tiago escreveu em sua Carta (4:3) : "Pedis e não recebeis, porque pedis mal". Tem certas orações que não deveriam nem ser proferidas. Uma pessoa irada também não deveria orar, antes de se acalmar, para não pedir vingança. Muitas situações podem atrapalhar a elaboração de uma oração sadia. O salmista se alegra, porque Deus não rejeitou sua oração. E dentro deste contexto, o 'não rejeitar' significa aceitar e atender. Ele tinha ou não tinha razão para bendizer a Deus???!!!

E o salmo é concluído com a seguinte declaração: '... nem desviou de mim a sua misericórdia.' Aqui está o clímax do salmo.

Sabe, meu irmão e minha irmã, Deus nunca desvia de nós a Sua misericórdia. Quando estamos tendo uma vidinha certinha, toda bonitinha, e os inimigos se levantam contra nós, Deus envia Sua misericórdia para nos defender. Quando estamos com nossa vidinha erradinha, cheia de pecados, Deus envia Sua misericórdia para nos 'acordar' a fim de voltarmos para Ele. O salmista teve consciência disso, por isso estava alegre e compartilhando com as pessoas.

Muitas vezes, quando estamos em pecado, sentimos um peso tão grande e fugimos de Deus. Achamos que Deus não vai nos perdoar. Este é um terrível engano. A misericórdia de Deus continua agindo, para que nos arrependamos, que confessemos os nossos pecados, que nós voltemos para Deus, a fim de que Ele nos restaure a alegria de viver e as forças para vencermos.

Que este salmo, tenha sido de grande inspiração para todos nós. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?