'Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras. Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso.' (Salmos 66: 1 e 12)

Como disse na meditação de ontem, a palavra 'celebrar' significa festejar com grande alegria. Este salmo começa convocando todas as pessoas a 'celebrar com júbilo'. Imagine o tamanho da festa. Não é pouca coisa não. O salmista está empolgado, e deseja chamar a atenção das pessoas para que se ajuntem e festejem a Deus, por muitas e muitas razões.

Hoje, quero me ater ao versículo 12. Ele inicia dizendo: 'Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; ...'. Muitas vezes ficamos pensando que certas coisas ruins que nos acontecem, são castigos de Deus. Lamentamos e até reclamamos com as pessoas próximas de nós e com Deus. Algo tipo: "Por que o Senhor está fazendo isso comigo?" ou "O que eu fiz para merecer isso?". Você já passou por isso? é.... muita gente já.

Quando li este versículo 12, fiquei pensando que todo momento ruim é uma preparação para os momentos bons. Que toda luta é uma preparação para o que vem a seguir. É claro que ninguém quer passar pelas dificuldades, por lutas e tribulações. Mas todo aquele que já viveu estes tempos ruins e 'venceram', estão aptos para vencer as próximas lutas que vierem. Mas muito mais que isso, todas estas pessoas estão aptas também para ajudar aqueles que agora estão vivendo o seu tempo ruim.

Note que destaquei linhas atrás a palavra 'venceram'. Sabe por quê? Porque nem todos vencem. Muitos ficam pelo caminho. A maioria dos moradores de rua são pessoas que não conseguiram enfrentar as suas lutas e fugiram. Perderam para os problemas familiares, para os problemas financeiros, para as drogas e vícios, e perderam para si mesmos. O morador de rua é apenas um pequeno exemplo de muitos dos que ficaram pelo caminho. Mas, em contra partida, tem aqueles que venceram.

A sequência do versículo diz: '... passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso.'. Aqueles períodos de dificuldades, lutas e tribulações são consideradas como o passar pelo fogo e pela água. Ah! que teste difícil, o passar pelo fogo e pela água. Mas é em meio a este tipo de prova, que Deus tem forjado guerreiros, que se tornam destemidos e vencedores. Destemidos para não temerem outras batalhas e vencedores para ajudar outros a vencerem também.

Sabe, meu irmão e minha irmã, o resultado final deste período de dificuldades, lutas e tribulações, é que Deus nos leva para um lugar espaçoso. É um lugar de descanso. É um lugar de refrigério e renovação. É um lugar para se tomar posse do despojo, ou seja, de tomar posse do prêmio da batalha.

Todos nós, mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor intensidade, passamos por estas lutas. Vamos nos apegar a Deus, para que nEle obtenhamos vitória, mas muito mais que isso, que entendamos os propósitos de Deus em tudo isso e ao final, sejamos considerados mais do que vencedores. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?