'Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela. Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores. Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.' (Salmos 57)

Eu vejo neste Salmo escrito há cerca de 3.000 anos, uma fotografia idêntica à realidade de muitas pessoas hoje.

O escritor se vê em meio a tantos inimigos, que não sabe para onde correr. São pessoas próximas dele, provavelmente alguns que ele considerava amigos e porque não dizer, até alguns parentes, que, de boca, tecem elogios e manifestam admiração, mas que pelas costas, destilam palavras maldosas e tramam contra sua vida.

O salmista ao perceber no meio de quem está, descobrindo as suas reais intenções, se sente só e acuado. É muito difícil acreditar nas pessoas, quando se vive algo assim. Abrir os olhos para esta realidade, provoca tristeza na alma, quase que inconsolável. Como saber em quem pode e não pode confiar? É difícil.

Apesar do primeiro 'baque', diante de uma constatação tão triste, não podemos ficar abatidos, depressivos, sem querer viver. Não. Muito pelo contrário. É hora de olhar para cima, para Deus, o único em quem podemos confiar integralmente, pois Ele nunca vai nos decepcionar, e compartilhar com Ele todas as nossas apreensões, medos, inseguranças, decepções, etc, etc.

É essa a atitude que o salmista está tomando. Começa fazendo uma oração, uma súplica, pedindo misericórdia, por não saber o que fazer numa situação tão complicada. Pede o socorro de Deus e vai desabafando os seus sentimentos.

Na medida que compartilha com Deus a sua vida, sente-se confortado e vai se enchendo de esperança. Na medida que o Salmo avança, ele declara a sua confiança em Deus e a certeza de que será vencedor.

Sabe, meu irmão e minha irmã, é esta certeza do agir de Deus que nós precisamos adquirir e viver, para verdadeiramente sermos vencedores, diante de qualquer situação. Não importa o tamanho do nosso inimigo. O que importa é o tamanho do nosso Deus. Até parece uma frase de efeito, mas não é. E a maneira mais rápida e eficiente para vermos a mão poderosa de Deus agindo em nosso favor, é quando abrimos os olhos da fé e a nossa boca profere palavras de convicção no agir e poder de Deus. É sim, clamar por misericórdia, mas ao mesmo tempo, declarar a confiança em Deus e a certeza de Seu livramento. Ele não deixará ninguém que nEle confia, ficar frustrado.

Vamos confiar em Deus?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?