'Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma. Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque é bom' (Salmos 54:4 e 6)

Umas das coisas que mais me chama a atenção nestes salmos de Davi é que ele está sempre vivendo em lutas. Quando estudamos um pouco a vida dele, descobrimos que de fato era isso mesmo. Quem assistiu a série pela Rede Record, viu como desde cedo ele enfrentou lutas, dificuldades, desprezos e tantos sofrimentos. Isto ocorria dentro da família dele, e mais tarde o mesmo ocorreu no exército do rei Saul, foi assim com os inimigos do reino, principalmente os filisteus, e para completar a história, terminou casando com uma mulher que o odiava. Não foi nada fácil a vida de Davi. Por isso, em muitos de seus Salmos, ele trata do assunto das lutas e pede sempre ajuda e socorro de Deus.

Quantas vezes nós estamos vivendo estas lutas e dificuldades também. Às vezes é no relacionamento dentro de casa, com os membros da família. Outras vezes é lutando contra alguma doença. Lutamos contra o desemprego, contra a falta de dinheiro, contra as dívidas, e às vezes a lista cresce. Não poucas vezes tenho ouvido os lamentos de alguns mais próximos, por causa destas lutas. Eu mesmo já passei por tantas, que nem posso enumerar.

Mas acontece conosco algo que Davi coloca em seu salmo: (1) Deus é meu ajudador, e (2) Deus prepara pessoas que me ajudam neste momento.

Se você prestar atenção a isto, vai concordar que é fato. Quando parece que ninguém nos entende... que ninguém se dispõe a nos ajudar, o próprio Deus de alguma maneira nos acolhe, nos protege, nos enche de paz e esperança, e nos fortalece para continuarmos a caminhada. E é neste momento, que aparece, não se sabe da onde, pessoas conhecidas ou não, que nos ajuda nestes momentos mais críticos. Você se lembra disso? De ter vivido algo assim? é... isto é verdade. Deus está sempre nos dando o escape nas horas difíceis.

Mas quero chamar a tua atenção para a segunda parte deste texto acima. No versículo 6, Davi declara que vai oferecer voluntariamente sacrifícios e louvará o Nome do SENHOR. Ele não precisava que ninguém viesse até ele, lembrando de que deveria ser grato a Deus pelo socorro e livramento. Ele faria de livre e espontânea vontade. E faria rapidamente. A gratidão era algo forte na vida de Davi.

E eu te pergunto: como tem sido o nível de gratidão que eu e você temos para com Deus?

Outra coisa muito interessante é sabermos o que significa hoje este sacrifício voluntário. Obviamente que não tem nada a ver com oferecer animais em sacrifício a Deus. Em alguns textos da Bíblia Deus deixa claro que não é sacrifício de animais que lhe agrada, mas sim um coração grato. E uma pessoa grata, não para de falar do que lhe aconteceu e de quem lhe fez bem. Não há melhor testemunho do que aquele de uma pessoa grata.

Ela tem prazer em contar tudo o que lhe aconteceu. Mesmo os momentos mais terríveis, ela conta até em meio às lágrimas, mas não perde tempo na sua história contada... quer chegar logo na parte do livramento... do socorro.. e principalmente, quer declarar de COMO DEUS É BOM E A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE. Oh Aleluias.... como verdadeiramente Deus é bom.

Meu irmão e minha irmã... se você está vivendo hoje um tempo de lutas... faça como Davi... ore a Deus e peça Seu socorro e ajuda, mas confie que Deus tem prazer em lhe socorrer e ser bem presente neste momento difícil. Creia nisto. Mas não se esqueça de alimentar um coração grato, e contar aos quatro cantos da terra, como Deus tem sido bom em tua vida. Amém ?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?