'Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um.' (Salmos 53:1-3)

Este salmo começa com uma declaração muito forte: Disse o néscio no seu coração: Não há Deus.

Na minha caminhada de vida, encontrei algumas pessoas que disseram claramente que Deus não existe. É triste ouvir de alguém uma frase desta. Qualquer pessoa em sã consciência, tem algum entendimento e temor de Deus. Pode ser que a sua expressão religiosa seja diferente de outras pessoas, mas mesmo assim, ele tem algum nível de compreensão da existência de Deus e quer, de alguma maneira, prestar algum culto ou reverência a este Deus. Mas quando alguém diz que DEUS NÃO EXISTE, é realmente algo triste.

Mas encontrei algo mais triste ainda: pessoas que dizem crer em Deus mas através de suas atitudes, negam a existência dEle. São pessoas até religiosas, que leem a Bíblia (pelo menos de vez em quando), mas no seu dia a dia, agem como se Deus fosse apenas uma palavra ou um conceito histórico. Tomarei como exemplo, algo do tipo: "Sei que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500. Ponto. No dia que alguém me perguntar sobre isso... eu sei o que responder, mas é um conhecimento que não vai afetar as minhas decisões de cada dia".

Existem tantas pessoas assim, que o salmo diz que Deus olhou lá do céu à procura de alguém que o entendesse e o buscasse. E qual foi o resultado? Zero. Ninguém. Não achou nenhum. Todos se desviaram pelos seus próprios caminhos, e trocaram a prática do bem pela prática do mal.

Muitos criticam sobre a falta de uma ação mais enérgica do governo em relação à tanta corrupção ou a criminalidade desenfreada, sobre a falta de recursos para uma vida mais saudável, entre tantos outros temas. As pessoas reclamam da falta de amor ao próximo, da indiferença, dos casamentos falidos, das drogas, do preço abusivo de muitos produtos básicos para a sobrevivência da população.

Sabe meu irmão e minha irmã, o problema não está no Governo. O problema não está na Justiça ou no Legislativo. O problema está nas pessoas que não conhecem a Deus. Temos uma população enorme que em sua maioria conhece a Deus historicamente, e só. Vemos muitas pessoas indo às igrejas (seja qual linha religiosa for) em busca de resolver seus problemas pessoais.

A Bíblia fala de Gênesis a Apocalipse que Deus sempre vem em busca do homem e espera dele que O cultue. A relação entre o homem e Deus é de culto. E o que é culto ? Culto é, primeiramente o reconhecimento de que Deus é Deus e merece ser adorado. Em segundo lugar, culto é um ato (atitude, ação) que manifeste aquele reconhecimento inicial.

Quando as pessoas desconhecem a Deus, buscam apenas a ideia de Deus, e prestam culto a esta ideia e não ao próprio Deus. Buscam neste Deus idealizado a solução mágica para seus problemas, como na história de Aladim e a lâmpada mágica. Basta esfregar a lâmpada que o gênio aparece e concederá os desejos de seu senhor. Infelizmente muita gente trata Deus assim. E se alguém lhe disser isso, vão se irar, xingar e coisas mais.... mas isto não muda o fato de que aquela pessoa não entende Deus, portanto, não sabe QUEM está procurando. E quem não sabe o que está procurando, corre o risco de encontrar qualquer coisa.

Depois leia o salmo. Leia uma, duas, três ou quantas vezes você achar necessário, até entender a mensagem que Deus tem para você neste dia. Depois que entender, ore novamente agradecendo e pedindo capacidade para VIVER A PALAVRA DE DEUS da forma como DEUS QUER e não como você ou alguém te ensinou que deveria ser. Se você pedir com sinceridade, Deus vai te ensinar a como entendê-lo e como buscá-lo. Aí sim, a tua vida vai ser transformada não pela força da religião, mas pelo poder de Deus. Vamos fazer isso hoje ?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?