'Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam' (Salmos 59:12)

Este salmo é a oração de pedido de socorro e livramento, por causa dos inimigos. Ah! estes inimigos. Parece que eles sempre existirão. Desde criança, parece que sempre os encontramos. Eles apareceram na pessoa de alguns colegas de rua ou da escola. Anos depois, em companheiros do trabalho, no colégio e faculdade. A família cresceu e parece que alguns novos 'membros' se deixaram levar pelo sentimento contrário, se levantando aqui e ali como um inimigo.

Achei muito interessante neste salmo, nos versículos 3 e 4, quando Davi declara que seus inimigos se levantaram para armar ciladas contra ele, e isto não era porque ele tivesse feito algo errado ou por estar em pecado. Era um ato puro de maldade, de quem se declara inimigo e pronto.

Quantas vezes em nossa vida, passamos por situações difíceis, onde as pessoas se levantam de forma contrária, e tudo fica complicado. Paramos para fazer uma avaliação e reconhecemos que não estamos errados ou não cometemos pecados para 'colher' aquele momento ruim. A nossa tendência é sempre pensar que as fases ruins da vida são apenas resultados de pecados. Não. Nem sempre é. As vezes é apenas a retaliação de pessoas que não gostam de nós.

Mas mesmo assim, o salmista declara sua confiança em Deus. Clama a Ele e pede que lhe dê o livramento.

É neste momento que chegamos no texto acima. O salmista diz que aqueles seus inimigos iriam colher o resultado de suas palavras. E o que eles estavam dizendo? Maldições e mentiras. E porque estavam fazendo isso e tudo ia bem, tomaram uma pose de soberba sobre os demais, achando que sairiam vencedores. Mas Davi parece que olha lá na frente, como se por um vislumbre pudesse ver o futuro e diz que todas aquelas mentiras e maldições proferidas por seus lábios, se tornariam o resultado de suas vidas. Em outras palavras, tudo aquilo que estavam dizendo contra os outros, todas as mentiras e maldições, se voltariam contra eles mesmos. Ah! que futuro ruim.

É por essa razão que a Bíblia nos ensina a abençoar e não a amaldiçoar. Jesus nos diz para abençoarmos os nossos inimigos. Difícil? Com certeza. Mas quando lançamos palavras de bênçãos, mesmo em relação àqueles que só nos querem fazer o mal, estas bençãos se voltam para nós.

Meu irmão e minha irmã, pense bem nisso. Avalie as tuas palavras. Se está difícil falar coisas boas, peça a ajuda de Deus. Jesus disse que a boca fala aquilo que o coração está cheio. Então, leia a Bíblia, e encha o teu coração de palavras boas. Aí sim, você terá muita coisa boa a dizer, até mesmo para os que se levantam como teus inimigos. Vamos fazer isso?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?