'Ó DEUS, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade. Como expulsaste os gentios com a tua mão e os plantaste a eles; como afligiste os povos e os derrubaste. Pois não conquistaram a terra pela sua espada, nem o seu braço os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz da tua face, porquanto te agradaste deles. Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena salvações para Jacó. Por ti venceremos os nossos inimigos; pelo teu nome pisaremos os que se levantam contra nós. Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará. Mas tu nos salvaste dos nossos inimigos, e confundiste os que nos odiavam. Em Deus nos gloriamos todo o dia, e louvamos o teu nome eternamente.' (Salmos 44:1-8)

Este salmo começa lembrando daquilo que Deus fez no passado, nos tempos antigos, muito antes dos avós. Aqueles que vivenciaram livramentos de Deus, depois contaram a seus filhos, que contaram a seus filhos que... assim foi, de geração em geração.

O salmista lembra das histórias que ouviu de seus pais. Histórias empolgantes, comoventes, de livramentos que Deus operou na vida daqueles que confiaram nele.

Agora era um momento em que as pessoas estavam vivendo crises e dificuldades. Eles eram 'religiosos', pois iam ao templo cantar louvores, prestar cultos, e assim se sentiam próximas de Deus, mas, agora, no meio da crise, precisavam de algo mais que só ir à igreja ou ao templo.

Lembrar do que Deus fez no passado, também não era suficiente. Saber intelectualmente que Deus é TODO PODEROSO, não amenizava o tamanho do problema. O que fazer ?

Muitas vezes eu penso em minha própria história, de como ainda criança era levado para a igreja e aprendia as histórias da Bíblia. Fui um bom aluno e ganhei alguns prêmios por responder perguntas sobre as lições ministradas. Mas chegou o momento em que a vida veio trazendo as dificuldades e dores, e assim, a prova foi na vida real. Saber que Jesus foi bom e ajudou muitas pessoas não era suficiente. Eu precisava que Jesus fosse bom para mim.

Ser campeão em declamar versículos decorados não me ajudava em meio às crises que estava vivendo. Eu precisava conhecer o Deus da Bíblia e não apenas a Bíblia que falava de um Deus.

Foi neste momento que, igualmente o autor deste salmo 44, eu trouxe para mim a realidade do texto escrito. Veja o que ele escreveu, depois de lembrar os feitos de Deus: "Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena salvações para Jacó. Por ti venceremos os nossos inimigos; pelo teu nome pisaremos os que se levantam contra nós. Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará. Mas tu nos salvaste dos nossos inimigos, e confundiste os que nos odiavam. Em Deus nos gloriamos todo o dia, e louvamos o teu nome eternamente."

O autor entendeu que precisava declarar que Deus era o seu Rei e Senhor. Deus era o seu Deus, não apenas o Deus de seus antepassados. Aí sim, ele se encheu de fé e transformou suas declarações em atitudes.

É disso que precisamos hoje. Deixar de lado as histórias que aprendemos e começarmos a declarar que Deus é nosso REI e SENHOR. Sim, da mesma maneira que Deus fez no passado, fará hoje. Como Ele socorreu os antigos que creram nEle, Ele vai nos socorrer hoje. E em meio a tudo isso, já tomando posse pela fé da salvação ou socorro que Deus está nos enviando, já iremos louvar e glorificar Seu nome, dando testemunho aos outros de como Deus livra hoje como livrou no passado.

Meu irmão e minha irmã, quero te desafiar a confiar em Deus e a declarar hoje mesmo para Deus o quanto você precisa dEle e por isso, vai louvá-lo e engrandecer o Seu nome perante as demais pessoas. Vamos fazer isso ?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Se Você Foi Abençoado Com Alguma Meditação...

compartilhe com teus amigos e seja um canal de bençãos. Amém?