ANGÚSTIA E PEDIDO DE SOCORRO

image

' Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. '

( Salmos 142:6-7 )

Davi ora fervorosamente a um Deus que o ajudou e o fez prosperar muitas vezes. O que fortalecia sua fé em Deus era que, quando dos momentos mais sombrios que afogavam sua alma, ele clamou e Deus o salvou, e estas lembranças permaneciam em sua mente como uma testemunha de que Deus irá trabalhar da mesma forma novamente. Cada circunstância adversa colabora sempre para que não esqueçamos que Deus se manifesta constantemente.

Você já sentiu que ninguém liga para o que acontece com você? Davi tinha bons motivos para se sentir assim. Por meio da oração, podemos remover todo ressentimento e lembrar que Deus se preocupa profundamente conosco.

Em 1 Samuel 22 a 24, conta sobre Davi fugindo de Saul e se escondendo em cavernas. Quando sua família e irmãos descobriram, foram vê-lo lá. Além disso, como se não bastasse para aumentar ainda mais o seu espírito entristecido, embora mais tarde tenha colaborado para o seu bem-estar, juntaram-se a ele muitos outros que se encontravam em dificuldades, com dívidas ou amargurados. Assim, em pouco tempo Davi passou a ter sob seu comando cerca de quatrocentos homens, que poderiam melhorar sua sorte ajudando-o a, futuramente, se tornar rei. É preciso ser um bom líder para formar um exército de colaboradores, um exército de homens valentes que conquistariam muitas vitórias, mesmo em condições dolorosas.

Apesar de ter sido perseguido injustamente, Davi tinha grande respeito por Saul. Quando teve oportunidade de matar seu perseguidor, não o fez e nem deixou que seus homens o fizessem, declarando que Saul era um ungido de Deus. Saul se perdeu dos caminhos do Senhor e prestaria contas a Ele. Neste ponto da história podemos deduzir que foi em um destes episódios quando Davi disse: “Livra-me dos que me perseguem, porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que eu possa louvar o teu nome; Os justos me cercarão, porque você será favorável a mim”. (vs. 6-7).

Meu irmão e minha irmã, podemos extrair como aprendizado, que a oração de Davi consiste em um clamor ao Senhor (v. 1) por Sua ajuda e uma declaração pública de sua dependência de Deus. Segue-se o lamento de que seus inimigos tentam pegá-lo (v. 3) quando ele não consegue se livrar deles e ninguém se importa com ele (v. 4). Ele conclui com uma confissão de confiança absoluta no Senhor (v. 5), e pede que Deus o favoreça e salve (v. 6-7a) e faz uma antecipação do louvor que tanto ele quanto aqueles que ele chama de "justos" oferecerão a Deus (v.7b). Que linda lição para nós hoje. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web