A MELHOR PROTEÇÃO DE TODAS

image

' Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade. Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel. '

( Salmos 125:1-5 )

Na guerra, não é apenas importante ter boas armas ou bons soldados, mas muito mais coisas são necessárias, como por exemplo: Estratégia. Uma boa estratégia militar em uma batalha pode ser o ponto crucial para decidir a vitória. Antigamente uma boa estratégia era construir as cidades em vales cercados por montanhas. Desta forma não só era mais fácil ver a aproximação do inimigo, mas também limitar o acesso à cidade e poder controlar melhor quem está vindo e de onde está vindo.

As lutas sempre fizeram parte da história dos povos e até das pessoas individualmente. Deus é um Deus amoroso e soberano. Ele não deseja ver o Seu povo lutar, mas como ela faz parte da vida, até por conta da iniciativa dos inimigos, Ele os prepara para estarem prontos para quando o inimigo chegar.

A posição defensiva de Jerusalém estar rodeada por montanhas tem dois grandes objetivos que são lições para nós hoje:

1- Deus nos protege do ataque dos inimigos. O Senhor cercou Jerusalém de montanhas para que ninguém a pudesse atacar, para que ninguém a pudesse invadir. Ele cercou Sua cidade para que fosse preservada. É assim que Ele faz conosco. O salmista declara que aquele que confia no Senhor é como se estivesse rodeado de montanhas para o proteger do ataque do inimigo. Do princípio ao fim, Deus buscou sempre nossa segurança e como ovelhas desajeitadas e teimosas que somos, somos guardados por Ele.

2- Deus nos preserva de fazer o mal. Aqui, o objetivo não se baseia apenas em evitar que sejamos atacados pelo inimigo, mas de evitar que o mal chegue ao seu povo, não para que não seja destruído, mas para que não seja corrompido por ele. Sim, Deus nos preserva do mal. Sim, Deus além de garantir nossa segurança física, Ele nos oferece segurança espiritual. Podemos ficar tranquilos sabendo que Ele não permitirá que sejamos atacados e corrompidos por aqueles que praticam o mal. Ele nos fará permanecer firmes e nos preservará como Seus filhos.

Meu irmão e minha irmã, a grande lição que vejo aqui hoje é que, mesmo Deus querendo nos proteger, podemos tolamente sair do refúgio de Deus e nos aventurar nas campinas do pecado, como fez o filho pródigo e tantos outros exemplos na Bíblia. Vamos ser sábios e dar ouvidos às palavras do salmista e confiar no Senhor e isto inclui confiar nas orientações que Ele nos dá pela Sua Palavra e assim sermos protegidos de todo e qualquer mal. Amém?

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web