A ALEGRIA DE ESTAR NA CASA DE DEUS

image

' Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem. '

( Salmos 122:1-9 )

Sem dúvida, a melhor época do ano para a maioria das pessoas é poder sair de férias. Isso envolve muito trabalho: É preciso escolher um destino, procurar hotéis ou pousadas, comparar preços, organizar visitas, comprar bilhetes para monumentos, museus, passeios, ver o transporte público e como podemos nos locomover pela cidade, e sem dúvida o melhor momento de todos é quando pegamos nossas malas e vamos para o nosso destino. Todo trabalho feito de repente tem sua recompensa e saímos felizes.

Este é o contexto que envolve este Salmo. Um salmo que fala sobre como os peregrinos se sentiram quando visitavam a Casa do Senhor, na cidade de Jerusalém. O fato de fazer uma peregrinação e visitar o lugar onde ficava o Templo, que era a Casa do Senhor, enchia-os de alegria. Eles aguardavam ansiosamente a chegada da Páscoa para fazer a peregrinação e relembrar como Deus libertou o povo da opressão egípcia, de como os tirou da escravidão e preparou o caminho para que chegassem à terra prometida. Embora o povo fosse infiel e embora vagasse por quarenta anos no deserto, eles alcançaram seu destino. Deus sempre foi fiel. O mesmo ocorria com outras festas cerimoniais. No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas: a primeira é a Páscoa; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas. Com o passar do tempo, outras festas foram incluídas no calendário. Com certeza toda aquela preparação da viagem e o encontro com parentes e amigos e a celebração em si, era algo muito desejado por aquelas pessoas e em especial para o salmista.

Meu irmão e minha irmã, hoje não há esta peregrinação entre nós cristãos. Mas sabe o que é o pior de tudo isso? A alegria de estar na Casa do Senhor se perdeu para a maioria. Temos a impressão de que para muitos, parece um fardo e um aborrecimento ir ao lugar onde nos lembramos que fomos libertados. Para nós cada culto deveria ser uma grande celebração, porque graças ao sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, cada vez que nos encontramos podemos nos lembrar que somos livres. Os peregrinos iam alegres a Jerusalém e isso contrasta com os rostos e espíritos de muitas igrejas, que parecem estar fazendo um sacrifício em vez de uma celebração. Vemos rostos enrugados, olhares para o relógio quando o pastor se alonga demais. Socializar tornou-se mais importante do que encontrar o Senhor. Parece que esta Pandemia trouxe à tona esta realidade. Eu te pergunto: Podemos dizer como o salmista: Fiquei feliz quando me disseram: Vamos à casa do Senhor? Fica para cada um esta reflexão.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web