EU SIGO OS TEUS ENSINAMENTOS

image

' Fiz juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores. Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam. Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça. Usa com o teu servo segundo a tua benignidade, e ensina-me os teus estatutos. Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos. Já é tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrantado a tua lei. Por isso amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino. Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda. '

( Salmos 119:121-128 )

Os primeiros dois versículos desta seção não fazem referência à Palavra de Deus. O salmista seguiu a Palavra de Deus e viveu de maneira justa e piedosa, mas está se sentindo ansioso por causa daqueles que o oprimem. O salmista ora ao Senhor para garantir seu bem-estar. Ele tem sofrido porque está preocupado com a questão do 'por quê' o Senhor permite a atuação dos opressores em sua vida. Pessoas perversas e arrogantes parecem ser capazes de fazer o que desejam sem restrições. O salmista não pode impedir que os opressores o incomodem. Não sabemos por que o Senhor não veio em seu auxílio. Ele está oprimido há algum tempo. Sabemos disso porque os olhos do salmista estão começando a falhar porque ele está procurando a salvação de Deus. A Palavra de Deus contém a promessa de salvação, mas o Senhor ‘atrasou’ Sua vinda.

O salmista declarou seu comportamento justo, mas a base de seu apelo para que Deus o salve é baseada no amor da Aliança de Deus. Nunca estamos em posição de suplicar com base no mérito próprio. Uma pessoa piedosa terá um espírito ensinável. O salmista pede ao Senhor que o ensine com a Palavra de Deus. O salmista afirma que ele é o servo do Senhor. Quer Deus venha para lidar com o problema ou não, o salmista permanece como um servo e sujeito à vontade do Senhor. A intervenção de Deus na natureza e no tempo está de acordo com Sua vontade soberana. Ele pede ao Senhor a capacidade de discernir, ou seja, de fazer escolhas sábias. Uma coisa é conhecer a Palavra de Deus e outra coisa é saber como aplicar essa Palavra às nossas vidas. A preocupação do salmista muda de foco, ou seja, ele deixa de considerar apenas os seus próprios problemas para pedir a Deus que intervenha porque a lei de Deus está sendo quebrada. A lei de Deus está sendo violada em nosso país agora. Podemos usar esse padrão de oração para nos ajudar a orar para que Deus intervenha.

O salmista ama a Palavra de Deus. A palavra de Deus é mais preciosa para ele do que ouro, mesmo ouro puro, e é de partir o coração que essa Palavra continua sendo quebrada nos nossos dias. O salmista odeia todo caminho errado porque esses caminhos são contrários à Palavra de Deus.

Meu irmão e minha irmã, que Senhor Deus nos ajude a ter um grande amor pela Sua Palavra. Que sintamos uma dor na alma quando quebrarmos Sua Palavra ou quando nossa nação quebrar Sua Palavra. Que Ele continue a nos ensinar Sua Palavra e a termos um espírito dócil, para percebermos que por mais que tenhamos aprendido, que ainda há mais em Sua Palavra para aprendermos. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web