OS TEUS MANDAMENTOS MERECEM CONFIANÇA

image

' Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra. Os meus olhos desfalecem pela tua palavra; entrementes dizia: Quando me consolarás tu? Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos. Quantos serão os dias do teu servo? Quando me farás justiça contra os que me perseguem? Os soberbos me cavaram covas, o que não é conforme a tua lei. Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me. Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos. Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca. '

( Salmos 119:81-88 )

O salmista mostra o quão apaixonado ele é em seu anseio pela salvação de Deus. Deus nos salvou, está nos salvando e nos salvará. É no sentido de "estar nos salvando" que o salmista anseia por salvação. Paulo descreve o trabalho contínuo de salvação em: “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito”. (2 Coríntios 3:18)

Podemos aprender que nossos corações devem ser apaixonados, e nossas almas devem estar desfalecidas com o desejo de sermos transformados à imagem de Cristo em passos cada vez maiores. A esperança do salmista não está em seu próprio desejo, mas na Palavra de Deus.

Ele leu as promessas na Palavra de Deus e está esperando para ver essas promessas sendo cumpridas. Deus está se segurando, o salmista confia que Deus certamente responderá, mas deseja saber quando Deus responderá. Frequentemente fazemos perguntas do tipo: "Quanto tempo ainda, ó Senhor?". Não é mesmo?

Por que Deus demora? Nunca podemos dar uma resposta completa ou declarar saber o ‘porquê’ em todas as ocasiões, mas podemos entender que uma das razões é para nos mostrar que não controlamos Deus. Deus faz Sua vontade em Seu tempo. Por que Deus pode fazer isso? Porque Deus é Deus! Temos que aprender a confiar e esperar. Não gostamos de esperar e, quando esperamos muito, presumimos que o Senhor não ouviu nossas orações, talvez por alguma falha em nós, ou porque a resposta é não. Sempre temos falhas e pecados em nós, então não podemos esperar até que sejamos perfeitos para pedir. Confessamos nossos pecados e, quando pedimos qualquer coisa, estamos clamando a Deus para ser gracioso.

Veja a metáfora do salmista: Um odre de vinho na fumaça ficará preto e coberto de fuligem. O vinho ficará aromatizado com a fumaça fuliginosa. Não é agradável de olhar nem de saborear. Mesmo que o salmista se sinta assim sobre si mesmo, ele não desistirá de ler a Palavra de Deus e não se esquecerá do que Deus disse. Por que ele se sente assim? Porque está sendo perseguido e não sabe como sair desta situação. Quando nos sentimos mal conosco, muitas vezes desistimos de ler a Palavra de Deus. Sentimos que, quando estivermos melhor, podemos voltar para a Palavra de Deus. Mas a cura de nossas almas vem por meio da Palavra de Deus. No entanto, quando nos sentimos desamparados e desesperançados, por mais fortes que sejam esses sentimentos, ainda assim devemos seguir a Palavra de Deus.

O salmista ainda confia na Palavra de Deus, embora Deus esteja atrasando qualquer ação, mas ele ainda busca a ajuda de Deus. Os perseguidores quase tiraram sua vida. Isso levanta algumas questões: “Como Deus pode permitir isso?”, “Quando Deus vai agir?”. No entanto, mesmo sem respostas, o salmista ainda confia em Deus.

Meu irmão e minha irmã, muitas vezes encontramos nos Salmos, relatos de quando o salmista é reduzido a nada, quase morto, sem força. Nestas horas só há uma coisa em que se apoiar e é o amor infalível de Deus. Isso nunca falhará. O salmista declara: "Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca". Não é de acordo com nosso pedido, ou de acordo com a nossa piedade, mas de acordo com a benignidade do Senhor. Por que o salmista quer sua vida preservada? Para que ele possa obedecer à Palavra de Deus. Vamos confiar neste amor e benignidade de Deus? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web