CUMPRIREI A TUA LEI DE TODO O CORAÇÃO

image

' Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor. Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons. Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça. '

( Salmos 119:33-40 )

Cada versículo, exceto o último, começa com um imperativo: Ensina-me, Dá-me, Faze-me, Inclina, Desvia, Confirma e Desvia. A repetição de imperativos neste estilo destaca o desejo que o salmista tem pela Palavra de Deus. Nessas petições transparece um tom de humildade e dependência. O salmista depende do Senhor para interpretar a Sua Palavra.

Este é um compromisso para toda a vida. Ele quer seguir a Palavra de Deus até o fim para terminar bem. A cultura ocidental não gosta de pensar sobre a morte, mas os puritanos pensavam sobre a vida e a morte. Eles desejavam uma vida bem organizada e uma boa morte. O escritor puritano William Perkins disse: “A morte do justo, ou seja, de todo pecador crente e arrependido, é uma bênção excelente de Deus e traz consigo muitos benefícios dignos.” O compromisso do salmista com a Palavra de Deus é até a morte .

O salmista ora por compreensão, para que possa obedecer à Palavra de Deus de todo o coração. O salmista tem experiência suficiente de obediência para saber que o caminho dos Mandamentos do Senhor não é a miséria, mas a liberdade e o deleite.

Se não dermos o devido valor ao meditar da Palavra de Deus, nosso coração pode esfriar. O salmista nos mostra a importância de manter puros os afetos do coração. Muito facilmente nosso coração pode se voltar para o ganho egoísta. Esse ganho egoísta não se limita a coisas materiais. Podemos buscar reputação ou popularidade com negligência de nossa própria alma.

O salmista ora para que seus olhos se desviem das coisas inúteis. Se o Senhor nos conceder a compreensão de Sua Palavra, veremos facilmente o que é inútil e nossos olhos se desviarão dessas coisas. Quando o Senhor concede compreensão de Sua Palavra, e essa Palavra é ponderada por nós e escondida em nosso coração, então nossa vida será preservada.

Todas as promessas da Aliança que Deus deu em Sua Palavra são desejadas pelo salmista para serem cumpridas em sua vida. Ele quer temer ao Senhor, ou seja, respeitar a santidade de Deus e o direito soberano de governar. Por temer ao Senhor, ele não quer falhar com o Senhor e trazer desgraça sobre sua vida. Podemos concordar com o salmista que a Palavra do Senhor é boa, e então no momento seguinte nos comportar de uma forma que seja contrária à Palavra do Senhor.

Meu irmão e minha irmã, como o salmista, também devemos desejar conhecer a Palavra do Senhor e, por meio da justiça revelada na Palavra, nossas vidas serão preservadas do pecado. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web