ELOGIO À LEI DE DEUS

image

' Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o SENHOR! Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração! Felizes os que não praticam o mal, os que andam nos caminhos de Deus! Tu, ó Deus, nos deste as tuas leis e mandaste que as cumpríssemos fielmente. Como desejo obedecer às tuas ordens e cumpri-las com fidelidade! Se eu der atenção a todos os teus mandamentos, não passarei vergonha. Com um coração sincero eu te louvarei à medida que for aprendendo os teus justos ensinamentos. Obedecerei às tuas leis; peço-te que não me abandones nunca. '

( Salmos 119:1-8 BLH)

O Salmo 119 é o Salmo mais longo. Existem 22 estrofes de oito versos cada. Todos os primeiros oito versos começam com a primeira letra do alfabeto hebraico e os oito versos da segunda estrofe começam todos com a segunda letra do alfabeto hebraico e passam por todas as 22 estrofes usando todas as 22 letras do alfabeto hebraico.

O salmista está interessado na lei de Deus. Ele é devotado à lei de Deus porque ele é devotado a Deus. O salmista usa oito palavras para a lei de Deus:

1- A lei (torá) ocorre 25 vezes. Existe um significado geral e técnico para a Torá. No sentido geral, refere-se a qualquer instrução dada por Deus como base para nossa vida espiritual. Em um sentido técnico, refere-se à Torá de Moisés. É usado no sentido geral no Salmo 119 para se referir a todas as revelações divinas.

2- Palavra (dabar) ocorre 24 vezes. Esta é qualquer palavra que sai da boca de Deus.

3- Leis (mispatim) ocorrem 23 vezes. Estes se referem aos julgamentos que Deus fez. Eles são justos porque Deus é justo.

4- Estatuto(s) (edut / edot) ocorre 23 vezes. Ocorre apenas uma vez no singular. Usado no sentido de testemunho. As tábuas do testemunho e a arca do testemunho. As tábuas e a arca eram símbolos da aliança. Ser leal aos estatutos significa ser leal aos termos da aliança.

5- Comandos (miswah / miswot) ocorrem 22 vezes. Isso se refere a qualquer coisa que o Senhor ordenou.

6- Decretos (huqqim) ocorre 21 vezes. O Senhor revela Sua vontade soberana por meio de Seus decretos.

7- Preceitos (piqqudim) ocorre 21 vezes. Isso é sinônimo de aliança.

8- Promessa (imrah) ocorre 19 vezes. Deus prometeu.

Há uma sobreposição nos significados dos termos. O impacto do uso desses vários termos é para mostrar como o salmista conseguiu compreender a Lei do Senhor.

A bênção de Deus está sobre aqueles que escolhem a maneira sábia de viver. Os sábios são irrepreensíveis porque seguem a lei de Deus. Quando há uma discussão sobre a lei, algumas pessoas vão dizer "legalismo", mas o salmista mostra que ele guarda a lei e busca ao Senhor de todo o coração. A lei de Deus não nos vincula, aprisiona ou subjuga: ela nos liberta. Ela é o caminho da liberdade e da sabedoria. O Senhor expõe em Seus estatutos como Ele deve ser servido e amado. O devoto seguidor do Senhor examina os estatutos do Senhor e aprende a amar o que Deus disse. Eles não cometem erros e andam nos caminhos do Senhor.

Meu irmão e minha irmã, o salmista reconhece que os preceitos do Senhor devem ser totalmente obedecidos e ora para que seja constante em obedecer a estes decretos do Senhor. O salmista ora para que ele não seja dominado pela vergonha por desobedecer aos mandamentos do Senhor. Guardar os mandamentos do Senhor será a sua meta principal. Seu coração será mantido reto enquanto ele aprende com seu estudo dos mandamentos do Senhor. O salmista se compromete com a obediência. O salmista sabe que não pode cumprir perfeitamente a lei do Senhor, então busca misericórdia, pois ela é necessária. Ele roga que o Senhor não o abandone. Vamos seguir o exemplo do salmista?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web