DEUS FAZ O QUE LHE AGRADA

image

' Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; Ele faz o que lhe agrada. '

( Salmos 115:1-3 )

Um dos maiores problemas do Povo de Deus do Antigo Testamento era sua tendência a transigir, pegar emprestado e fundir os Mandamentos de Deus com as ideias de outras religiões ao seu redor. Neste Salmo 115, que fazia parte da liturgia da celebração da Páscoa, há uma espécie de recuperação da fé dada por Deus. Eles cantaram e proclamaram as reivindicações exclusivas de um Deus. Eles eram o povo de Deus, eles eram o povo eleito e privilegiado de Deus; o povo escolhido acima das outras nações; mas eles não tinham motivo para orgulho. A mensagem deles para as nações vizinhas soou um tanto arrogante. A reação dos demais foi algo do tipo: “Vocês pensam que estão certos e todo mundo está errado. Por que vocês deveriam sair por aí afirmando que é um grupo exclusivo de eleitos do único Deus que existe?” Esta foi a resposta deles: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome seja a glória, por causa do teu amor e fidelidade”.

Como seguidores de Cristo hoje, nos encaixamos nesse seleto grupo de privilegiados. Em um mundo hoje onde eles fazem barulho sobre quem entra nas melhores Faculdades e quem não, eles querem fazer uma sociedade igualitária onde as oportunidades estão disponíveis para todos e não apenas para alguns selecionados. Quando pregamos a mensagem do ‘evangelho cristão’ atraímos a acusação de que não respeitamos outras religiões. Bem, há alguma verdade nessa acusação, mas nem tudo é verdade. Queremos respeitar os direitos de homens e mulheres de terem liberdade para praticar sua religião sem medo de intimidação. Nesse sentido, respeitamos outras religiões. Mas se formos cristãos honestos e permanecermos fiéis à mensagem de Cristo, então temos que dizer que todas essas outras religiões são falsas e elas levarão as pessoas para uma eternidade perdida. Mas, ao dizer isso, não seremos acusados da arrogância de nos ver como certos e todos os outros errados? Sim, com certeza. Acredito que teremos que enfrentar essa cobrança, mas em nossa defesa podemos declarar: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome seja a glória, por causa do teu amor e fidelidade”.

A ‘glória’ de estar bem com Deus, estar pronto para o céu, ser povo de Cristo não é para nós, mas ao Nome de Deus pertence a glória. Os cristãos são o que são, não por causa do privilégio de nascimento, não por causa do privilégio de nacionalidade, não por causa do valor inerente, mas por causa do grande amor de Deus: Seu amor da Aliança e fidelidade ‘em’ e ‘por meio de’ Jesus Cristo. Na época do Antigo Testamento, as nações ao redor do Povo de Deus, de Israel, faziam a seguinte pergunta: "Onde está seu Deus?"

Você liga a TV hoje e encontra a mesma pergunta. Os magnatas da mídia estão levantando a questão: “Que direito tem a igreja de falar?”. As pessoas estão deixando as igrejas em massa. Se um porta-voz da igreja levanta uma questão de moralidade, uma questão sobre casamento, divórcio, aborto, eutanásia, ele é acusado de estar ‘fora da realidade’. Eles ainda questionam: “Onde está Deus quando a igreja está em declínio? Onde está Deus quando milhares são mortos na fome, no terremoto e na guerra? Que direito tem a igreja de falar?”. Muitas de nossas igrejas hoje têm tentado ser mais amigáveis com a sociedade e, ao fazer isso, comprometeram a mensagem. Mas a resposta para todas é: “Nosso Deus está no céu; Ele faz tudo o que lhe agrada”.

Meu irmão e minha irmã, Deus é soberano. Ele está acima de tudo. Ele é livre para fazer o que Lhe agrada. Ele não tem obrigação de nos amar, mas se compromete livremente com o amor da Aliança para abençoar Seu povo. Deus é livre para agir e para não fazer nada. Ele é livre para chegar na hora ou se atrasar. Deus é Deus e nós não. “Mas não gostamos desses valores de Deus”, dizem as pessoas. “Essas ideias são da Idade Média. Precisamos acompanhar os tempos”. As pessoas hoje não querem se casar: querem ser livres para viver juntos em relacionamentos do mesmo sexo, para fazer sexo fora do casamento, para fazer abortos, para se livrar dos idosos. Por mais desatualizada e impopular que pareça, toda a mensagem do Evangelho, na verdade são os conselhos de Deus sobre como devemos viver. A mensagem do Evangelho declara a vontade de Deus. Este Evangelho desagrada uma sociedade ímpia e pecaminosa, que pede à igreja que se curve e se flexione de acordo com sua agenda. Mas Deus no céu ainda faz tudo o que Lhe agrada. Nos tempos do Antigo Testamento, havia uma agenda liberal e politicamente correta promovida por pessoas inteligentes e progressistas bem-intencionadas que conclamavam o Povo de Deus a se comprometer e trabalhar com as nações ao seu redor e fundir as religiões. Lembra de Balaque e Balaão? E de Acabe e Jezabel? Qual foi o grande pecado de Salomão? A história vai sempre se repetindo ao longo dos séculos. Deus está vivo no céu, fazendo tudo o que lhe agrada. E nós deveríamos nos render à vontade dEle e não à vontade do mundo. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web