COMO ENTENDER O AMOR DE DEUS POR NÓS?

image

' Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Nós pecamos como os nossos pais, cometemos a iniquidade, andamos perversamente. Nossos pais não entenderam as tuas maravilhas no Egito; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias; antes o provocaram no mar, sim no Mar Vermelho. Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder. '

( Salmos 106:1 e 6-8 )

Este Salmo começa com o chamado à adoração. O Senhor é bom em si mesmo e bom para o Seu povo. O amor da aliança do Senhor dura para sempre. Nada que possamos fazer ou deixar de fazer, ou qualquer outra pessoa pode fazer, pode impedir que o amor da aliança do Senhor por nós mude. Por causa da grande aliança de amor do Senhor, recebemos graça e misericórdia do Senhor. Não merecemos ser cristãos e nunca mereceremos o que Deus derramará sobre nós na eternidade.

Podemos ver nossas limitações na adoração. Mesmo quando nossas mentes e corações estão totalmente focados e estamos livres de todas as outras distrações, parece que nunca conseguimos proclamar os atos poderosos do Senhor. Jamais proclamamos plenamente o louvor ao Senhor como deveríamos. Por quê?

Nós, como adoradores, mudamos o tempo todo. Nossa devoção ao Senhor aumenta ou diminui, conforme nossas circunstâncias ou conforme nosso humor, mas o Senhor permanece fiel, Ele nunca muda. Seu amor por nós é eterno e imutável.

O povo de Deus deve responder à bondade de Deus mantendo a justiça e continuando a fazer o que é certo aos olhos do Senhor.

O versículo 6 indica que o povo de Deus não foi fiel, eles pecaram. O salmista também pecou. Ele clama ao Senhor para se lembrar dele quando mostrar favor ao povo de Deus. O salmista não argumenta sobre o direito de sua parte de ser lembrado pelo Senhor. Ele implora para ser lembrado e para encontrar o favor do Senhor. O salmista deseja que o Senhor os visite com bênçãos. A única base sobre a qual um apelo pode ser feito para a bênção é o caráter de Deus e o amor duradouro da aliança. Houve uma perda de prosperidade espiritual e uma perda de alegria, e o louvor ao Senhor não soou. É possível que eles fizessem os movimentos da adoração, mas faltava alegria e louvor. Eles vieram com seus lábios, entoando os Salmos de louvor, mas seus corações estavam longe do Senhor.

O salmista relembra a história do povo do Senhor e reconhece que sua geração também pecou. Parece que alguns dos detalhes que foram omitidos no Salmo anterior foram tocados aqui. O povo não mostrou a devida consideração pelos milagres que foram realizados no Egito. Mesmo estando na costa do Mar Vermelho, cercados por montanhas e perseguidos pelo inimigo, eles se rebelaram contra Deus. Depois de tão recentemente terem testemunhado os milagres do Senhor, eles simplesmente se esqueceram de toda a bondade do Senhor. No entanto, Deus os salvou por causa de Seu próprio nome. O Senhor mostrou Seu grande poder fazendo com que as ondas se levantassem e tornando o fundo do mar tão seco quanto a superfície do deserto.

O Senhor salvou Seu povo das mãos do inimigo. Eles enfrentaram a morte certa porque todas as vias de fuga foram cortadas. O que era salvação para o povo de Deus, tornou-se julgamento para os egípcios. Eles perseguiram o povo de Deus através do Mar Vermelho e se perderam. Nenhum soldado sobreviveu. Então o povo de Deus acreditou nas promessas e louvou ao Senhor.

Meu irmão e minha irmã, não podemos olhar para a Bíblia, a Palavra de Deus, apenas como uma fonte histórica, sobre coisas boas e ruins que aconteceram com os israelitas. Eles foram chamados para ser o Povo de Deus. Nós hoje somos chamados para sermos o Povo de Deus. Em que temos sido diferentes daquele povo lá do longínquo passado? O que Deus esperava deles, espera de nós hoje. E muitas vezes erramos, como eles, ao não sermos gratos pelo que Deus tem feito para nós. E muitas vezes erramos, como eles, ao não bendizermos o Senhor por tão grande e infinito amor demonstrado por nós. Vamos pensar nisso e mudar de atitude?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web