QUANDO NINGUÉM ME VÊ: O QUE EU POSSO SER?

image

' Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. '

( Salmos 101:2 )

O mundo está repleto de pessoas famosas, sejam elas do cinema, dos esportes, da música, das artes, da ciência ou da política. Temos no meio destes famosos pessoas boas e pessoas ruins. É muito fácil criticar pessoas que fizeram crueldades com as pessoas, como ocorreu nas guerras. Mas corremos o risco de super valorizar os grandes nomes da música, cinema ou esportes (dentre outros), porque se tornaram nossos heróis e heroínas. Diante dos holofotes eles são aquilo que todos querem ver. Mas como realmente são quando estão longe da atenção dos seus espectadores e fãs?

É uma triste realidade, mas a maioria destes famosos desejam ter uma vida de plena liberdade. Desejam fazer o que ‘dá na telha’, como diz o ditado, sem ter que prestar contas a ninguém. Quantos destes grandes nomes não aguentam tanta pressão e se envolvem com bebidas, drogas e orgias? Os sites e revistas de fofocas vivem muito bem graças aos escândalos que surgem a cada dia. Mas sabe qual é a real: Não são apenas os famosos que vivem vidas duplas, de aparências, de falsidade, de libertinagem e coisas mais. Muitas pessoas simples, comum, vivem desta forma. Ao ver esta realidade, precisamos contrastá-la com as palavras do salmista: "Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero". As palavras do escritor bíblico e o desejo de milhares de pessoas são completamente opostos.

Precisamos trazer esta verdade para nós mesmos e perguntar: “Como sou eu? Com quem mais me identifico? Como estou na minha privacidade, em casa? Quero viver como o mundo está vivendo ou mantenho a integridade?”

Muitos há que se dizem cristãos, que aparentemente são e também dignos de imitação, mas que, ao fecharem as portas de suas casas, também deixam para trás o disfarce cristão. Muitos começaram bem e provavelmente viviam sendo bons crentes tanto por fora quanto por dentro, mas a relação com Deus foi se desgastando e aos poucos, o que acontecia por dentro não tinha nada a ver com o que aconteceu na rua. De repente, quando ninguém os vê, eles não são mais e não parecem mais cristãos.

Não vamos julgar tão rápido. Agora é a hora certa de nos perguntar: Serei um desses? A chave está na primeira parte do versículo: Quanto tempo você gasta prestando atenção no caminho da integridade? Quanto tempo você gasta examinando como é e se você o percorre? Para haver integridade, devemos conhecer o único que é totalmente reto, e sem uma vida de oração e sem dedicar tempo para a leitura da Bíblia é impossível chegar lá. Podemos parecer bons cristãos, mas a realidade é que isso vai desaparecer, se a integridade não tiver ocorrido de fato no nosso interior.

Meu irmão e minha irmã, o verdadeiro cristão é aquele que quando está dentro de sua casa, em sua privacidade, quando esta só, se preocupa mais com a sua integridade do que quando está fora. Ele não tem medo da opinião das pessoas: Ele tem medo da opinião de Deus que vê o seu coração. Como você fica quando ninguém te vê? Hoje é a hora de mudar e voltar ao caminho da integridade. Porque quando somos íntegros diante de Deus, não importa se estamos na privacidade de nossa casa ou sob os olhares das multidões: Vamos ser aquele tipo de pessoa que agrada a Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!