VAMOS EXALTAR A DEUS PORQUE ELE É DEUS

image

' Tu os escutaste, Senhor nosso Deus: tu foste um Deus que lhes perdoaste, ainda que tomaste vingança dos seus feitos. Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo. '

( Salmos 99:8,9 )

O Salmo 99 nos diz três vezes que Deus é Santo. Ele nos diz que é Santo porque tem poder e autoridade sobre a criação, que está sujeita aos Seus planos perfeitos e será finalmente libertada da corrupção que está atualmente sob o domínio do pecado. O Salmo 99 também nos diz que Deus é Santo porque Ele é justo e estabeleceu equidade, justiça e retidão. Não há desvio nEle: Sua justiça é perfeita. Embora a justiça humana às vezes cometa erros graves, a justiça de Deus nunca falhará. Por fim, o Salmo 99 nos diz que Deus é Santo porque sempre cumpriu Suas promessas com fidelidade de forma eficaz e perfeita. Normalmente, nós apenas associamos santidade com pureza e esta é a coisa certa a fazer porque basicamente é isso que significa. No entanto, outros atributos de Deus como Seu poder, Sua justiça e Sua fidelidade também têm a ver com Sua santidade. Deus é Santo porque Seu poder é absoluto. Deus é Santo porque Sua justiça é perfeita e Deus é Santo porque Sua fidelidade nunca falha.

Uma forma, então, pela qual também podemos avançar no processo de santificação de nossa vida é por meio de uma aplicação responsável da autoridade que nos foi delegada, ou seja, uma correta administração da justiça em todos os momentos em que temos que tomar uma decisão e por fim, permanecermos fiéis aos nossos princípios e crenças, especialmente no que diz respeito à obediência aos mandamentos que o Senhor Jesus nos deixou. Estaremos assim colocando em prática o que o apóstolo Pedro nos disse, para sermos santos em tudo o que fazemos, assim como aquele que nos chamou é Santo; pois está escrito: "Seja santo, porque eu sou santo." (I Pedro 1: 13-16).

Mas o versículo 8 diz: “Tu os escutaste, Senhor nosso Deus: tu foste um Deus que lhes perdoaste, ainda que tomaste vingança dos seus feitos”. Existe uma verdade muito profunda aqui que nem sempre é apercebida. Existem pessoas que, embora tenham problemas mais sérios, se abstêm de buscar a Deus porque pensam que não são limpas e puras o suficiente para se comunicarem com Deus. Eles dizem: "Deixe-me consertar minha vida um pouco antes de chegar perto de Deus". Como a vida destas pessoas tem sido cheia de desobediência e egoísmo, o sentimento de culpa pesa em seus corações e faz com que se sintam indignos da atenção divina e do perdão. Eles presumem que qualquer esforço para se aproximar de Deus será inútil, dado o grande número de transgressões que acumularam ao longo de suas vidas. Por terem perdido a esperança, eles continuam a cometer os mesmos erros e pecados dos quais queriam escapar.

Você conhece alguém que vive assim? Isso representa o que sua vida tem sido? Você se sente identificado com pelo menos algumas das observações descritas acima? Você está procurando uma saída?

Eu tenho boas notícias para você: Deus sabe que somos fracos e que nossa natureza está corrompida e, portanto, Ele sabe que o mais “normal” para nós é pecar. Não estou dizendo que Ele aprova, mas estou dizendo que Ele nos entende. Sua capacidade de perdoar cobre qualquer falha que possamos ter cometido. Sua graça - sua relação favorável conosco independente de nosso passado - é inesgotável e Seu amor não tem limites. Deus não olha para a tua longa lista de pecados e falhas: Ele está ciente do que está no teu coração e da atitude com que você se aproxima dele em busca de perdão e salvação. Aproxime-se, portanto, como um filho pródigo, sem medo ou barreiras ao trono da graça de nosso Pai celestial. Lá, aos pés do Senhor, você receberá Seu perdão e Sua misericórdia, não por teus próprios méritos, mas pela gloriosa obra de nosso Senhor Jesus Cristo na cruz sangrenta. Não demore mais. Ele está esperando por você de braços abertos.

Meu irmão e minha irmã, este Salmo mostra o lado escuro do pecado do ser humano em contraposição ao lado glorioso da Santidade, mas também de amor e perdão de Deus. Não devemos nos esconder atrás da cortina de uma santidade frágil que possamos praticar. Só Deus é Santo e nossa ‘santidade’ depende da aproximação que estamos de Deus. Mas se estamos assim tão perto de Deus, vamos assimilar não apenas a Sua santidade, mas Seu amor. E quanto maior amor assimilamos de Deus, maior amor teremos para com o pecador que está ao nosso redor, principalmente porque vamos reconhecer o tamanho de nosso próprio pecado. Vamos nos aproximar mais de Deus? Só a Deus seja a glória! Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!