DEUS, O REI PODEROSO

image

' O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra. O Senhor é grande em Sião, e mais alto do que todos os povos. Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo. Também o poder do Rei ama o juízo; tu firmas a equidade, fazes juízo e justiça em Jacó. Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois é santo. Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocam o seu nome, clamavam ao Senhor, e Ele lhes respondia. Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardaram os seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera. Tu os escutaste, Senhor nosso Deus: tu foste um Deus que lhes perdoaste, ainda que tomaste vingança dos seus feitos. Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo. '

( Salmos 99:1-9 )

O salmista exclama que o Senhor reina. A resposta apropriada é que as nações devem tremer e a Terra deve tremer. O Senhor está entronizado entre os querubins. A imagem é da tampa da Arca da Aliança (o Propiciatório) posicionada no lugar santíssimo do Tabernáculo ou do Templo. A Arca da Aliança significava o estabelecimento do Reino de Deus na Terra. A Arca da Aliança era conhecida como o escabelo do Senhor. A santidade do Senhor exige nossa atenção, louvor e adoração. Adorar o Senhor é a coisa certa a fazer. Deixar de adorar ao Senhor é pecado. O governo soberano de Deus deve inspirar todas as pessoas a se curvarem e adorarem, mas as nações se rebelam e falham em dar ao Senhor o que lhe é devido. A obra de criação de Deus e Sua obra de redenção declaram grandeza e santidade. A redenção que Deus obteve por meio da cruz foi um ato de justiça e santidade. A justiça do Senhor foi mantida e em solo sagrado Deus oferece amor e perdão.

A obra e o governo do Senhor não são diferentes de Seu caráter. Deus é santo e todas as Suas obras são santas.

Deus esteve com Seu povo no passado. Ele falou com Moisés, Arão e Samuel. Esses homens são chamados de sacerdotes, mas não no sentido específico de que Arão era um sacerdote. Eles eram servos que intercederam junto a Deus em nome do povo e Deus ouviu suas orações e falou com eles. Eles foram fiéis ao Senhor e obedeceram à Sua palavra. O Senhor respondeu às orações dos intercessores semeando misericórdia e favor ao Seu povo e perdoou seus pecados. Nosso intercessor hoje é o Senhor Jesus Cristo. Ele intercede em nosso nome perante o Pai Celestial. O Senhor disciplina Seu povo e os pune por seus pecados. A punição do Senhor é muito menor do que merecemos e Sua misericórdia é maior do que podemos compreender totalmente.

O salmista convida todos nós a exaltar o Senhor e adorar o Senhor, pois Deus é santo. Precisamos de misericórdia e da intercessão constante de Cristo se quisermos sobreviver indo à presença do Senhor. É um privilégio incrível poder comparecer perante o Senhor, mas é uma coisa mortal por causa da santidade do Senhor. Nossas palavras e atitudes nunca são totalmente corretas, mas cada palavra que pronunciamos em oração e adoração é mediada pelo Senhor Jesus Cristo.

Meu irmão e minha irmã, as pessoas ao nosso redor assistem a tudo o que a Igreja tem feito. Ah, aliás, a Igreja somos nós (eu e você). Como nossa apresentação perante o Senhor molda a visão das pessoas? Como podemos esperar que o mundo se curve diante do Deus santo se deixarmos de honrar o Senhor? Precisamos repensar com urgência como temos visto a Deus e como nos comportamos diante dEle, pois só através de uma igreja santa é que o mundo poderá buscar verdadeiramente a Deus, o Rei Poderoso de todo o Universo. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!