A PEQUENEZ HUMANA

image

' O Senhor conhece os pensamentos do homem, ele sabe que são apenas um sopro. '

( Salmos 94:11 )

Alexandre III da Macedônia, mais conhecido como Alexandre o Grande, foi rei da Macedônia em 336 a.C. até 323 a.C. Durante os primeiros anos de seu reinado, ele se dedicou a impor sua autoridade sobre os povos submetidos à Macedônia e imediatamente lançou seu exército contra o poderoso Império Persa. Alexandre o Grande é o maior dos ícones culturais antigos, aclamado como o mais heroico dos grandes conquistadores ou atacado como um vilão megalomaníaco que destruiu a estabilidade criada pelos persas. Uma anedota que nos mostra seu caráter refere-se a uma ocasião em que Alexandre estava praticando esportes e se exercitando. Alguém se aproxima e pergunta a ele; “E vocês vão participar das Olimpíadas?”, Ao que Alexandre responde; "Se meus rivais fossem reis, é claro que sim." Mas provavelmente o que mais demonstra seu orgulho e também sua grandeza, é dito que quando Alexandre viu a imensidão de seus domínios, ele chorou porque não havia mais terras para conquistar.

O coração deste homem era o coração de uma grande pessoa, de uma pessoa que pensava que quando morresse, seu nome duraria por séculos. Todos nós ouvimos sobre este grande imperador. Filmes foram feitos sobre sua história. Livros foram escritos. No Google há pelo menos 50.400 resultados sobre Alexandre, o Grande. Suas lágrimas ao ver que não tinha mais nada a conquistar nos falam de sua força e tenacidade. Este era um homem que se sentia superior aos outros, acreditava em si mesmo e sabia que não havia outro como ele. Sabia também que era um privilegiado superior a todos os de seu tempo. Mas antes dele, o salmista escreveu estas palavras: "O Senhor conhece os pensamentos do homem, ele sabe que são apenas um sopro."

É realmente triste ver algumas pessoas que acreditam que são superiores aos outros, que suas mentes são incomparáveis, que seus atos durarão para sempre. Quando Alexandre chorou, ele não imaginaria que seu reino seria conquistado novamente como aconteceu. Não importa quão grandes e poderosos sejam os pensamentos de uma pessoa: eles são ‘nada’ comparados à profundidade, imensidão e eternidade dos pensamentos de Deus. Embora a obra de qualquer homem seja destruída, seja ela boa ou má, a obra e o pensamento divinos perdurarão por toda a eternidade: Nunca foi e nunca será apagado. Por outro lado, não importa o quanto os governantes, reis ou líderes humanos tentem, seus pensamentos não existirão mais. Se tornarão como murmúrios que irão diminuir com o passar do tempo.

Só existe alguém que faz eterno tudo o que o seu pensamento contém: só Deus dá a eternidade ao ser humano, só Deus faz com que o nosso pensamento seja algo mais do que um simples sopro. Ele é o Deus eterno, que existe desde o começo dos tempos e nunca vai acabar.

Meu irmão e minha irmã, Deus traçou um plano para que Jesus Cristo, o Filho, seja glorificado e este é o pensamento que surgiu no início e se estende por toda a eternidade. Não é um sopro que desaparece, é uma corrente que durará para sempre. Vamos viver hoje para fazer parte do pensamento de Deus pela eternidade e dar glória a Deus? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web