O DEUS DA VINGANÇA

image

' Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente. Exalta-te, tu, que és juiz da terra; dá a paga aos soberbos. Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios saltarão de prazer? Até quando proferirão, e falarão coisas duras, e se gloriarão todos os que praticam a iniquidade? Se o Senhor não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio. Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, Senhor, me susteve. Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma. Porventura o trono de iniquidade te acompanha, o qual forja o mal por uma lei? Eles se ajuntam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente. Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio. E trará sobre eles a sua própria iniquidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá. '

( Salmos 94:1-4 e 17-23 )

Todos nós, Cristãos, independente de qual linha adotamos para nossa “FÉ e CONDUTA”, já sofremos em algum momento da vida, represália, chacota, preconceito, rejeição e outros adjetivos. Não é mesmo?

O sentimento do salmista é o mesmo que já tivemos. Ele coloca em palavras aquilo que já pensamos, que já desejamos e talvez até o que já dissemos. Ele declara que O Senhor da Aliança é o Deus que vinga. A vingança de Deus não é vingativa, mas uma resposta justa ao mal perpetrado pelos ímpios. Só para relembrar: ÍMPIO É TODO AQUELE QUE NÃO RESPEITA A DEUS E TUDO RELACIONADO A ELE. Então, a punição dos ímpios é o que eles merecem. A oração para que o Senhor brilhe é um pedido de teofania (aparição, revelação ou manifestação de Deus), quando o Senhor aparecerá para trazer justiça ao mundo. Quando Deus aparecer, Ele se levantará para julgar. Ele aparecerá em esplendor real. O esplendor do Senhor será suficiente para derrubar todo governo e autoridade. O Senhor é maravilhoso em Sua aparência. Os orgulhosos/soberbos são aqueles que não mostraram respeito pelo Senhor. No momento, os ímpios estão exultantes em sua celebração da maldade e de seu poder. De suas bocas fluem palavras presunçosas que revelam a atitude arrogante que eles têm. Eles se gabam do que alcançaram e do que planejam realizar. Qualquer um que entrar em seu caminho será esmagado diante deles. Eles esmagam o povo de Deus e oprimem aqueles que são a herança do Senhor. Eles abusam da viúva e dos estrangeiros na terra que teriam esperado hospitalidade. Eles assassinam órfãos e eles não têm ideia de que terão que prestar contas. Eles vivem assim há anos e até se gabam de que o Senhor não vê ou dá atenção ao que eles fazem. Eles são uma lei para si mesmos. Por quanto tempo o Senhor permitirá que isso continue?

O salmista adverte os ímpios. Eles não têm senso e são tolos. Quando eles ficarão 'sábios'? Eles realmente pensam que o Deus que criou o ouvido não ouve? Que o Senhor que formou o olho não vê? O Senhor que pune as nações, certamente Ele punirá aqueles que quebram a Aliança. O Senhor é o grande professor: eles realmente acreditam que Ele não tem conhecimento? O Senhor conhece cada um de nossos pensamentos e Deus sabe que os pensamentos dos ímpios são fúteis.

Em nítido contraste com o caminho dos ímpios, o caminho dos sábios é abençoado. Deus disciplina o Seu povo e lhes ensina a Sua Lei. Nos tempos de angústia, Deus traz alívio ao Seu povo ferido. Às vezes, o Senhor cava um buraco para os tolos caírem, outras vezes, eles cavam um buraco para si mesmos. O Senhor não rejeitará Seu povo. Deus nunca os deixará ou abandonará. Os julgamentos do Senhor serão baseados na justiça e o povo de Deus seguirá e concordará com esses julgamentos.

A primeira preocupação do salmista era: Quem se levantará e estará ao meu lado contra os ímpios? O salmista reconhece que, a menos que o Senhor tivesse vindo em seu auxílio, ele já estaria na sepultura. Quando o salmista sentiu que estava escorregando, o amor da Aliança do Senhor o apoiou. Nos dias mais sombrios do povo de Deus no AT, é o amor da Aliança que os confortava e lhes dava um senso de esperança. Quando Deus tira tudo o mais e não sobra nada além do amor da Aliança, então o povo de Deus percebe que isso realmente é tudo de que precisam. Para aqueles de nós que se sentem ansiosos, é bom meditar sobre a consolação que o amor de Deus nos traz. E onde encontrar esta consolação do amor de Deus? Na Sua PALAVRA.

Existem muitas pessoas que se levantam contra Deus e tudo que O representa. São pessoas que zombam dos cristãos e de sua fé e fazem de tudo para destruir as bases do Cristianismo. Mudam leis achando que com isso vão transformar o que é errado em certo. Pessoas assim não tem lugar no Reino de Deus. Podem até ser poderosos, mas seus tronos serão destruídos e seu reinado de terror chegará ao fim.

Mesmo nestes dias, enquanto oramos para que o Reino de Deus venha, o Senhor já é a nossa fortaleza, Ele é a Rocha em que nos refugiamos. Os ímpios serão recompensados, eles serão destruídos. Esse é o destino do tolo que está sem Deus.

Meu irmão e minha irmã, continuemos orando: "Senhor Deus venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu. Senhor, reconhecemos Tua Palavra como legítima em nossos corações. Perdoe-nos por estabelecer tronos de autonomia em nossos corações, áreas onde queremos e gostamos de governar. Senhor, Tu é Soberano sobre todas as nossas vidas porque nos comprou com o precioso sangue de teu Filho Jesus Cristo. Senhor, ao vermos os outros rejeitarem arrogantemente Tua Palavra e falharem em reconhecer Tua soberania, ajude-nos a não ficarmos do lado dessa mentalidade retendo domínios em nossas vidas. Senhor, tenha misericórdia de nós e nos ajude a trilhar o caminho sábio na vida. Oramos em Nome de Jesus. Amém!"

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web