RELEMBRANDO AS MISERICÓRDIAS DE DEUS

image

' Abençoaste, SENHOR, a tua terra; fizeste voltar o cativeiro de Jacó. Perdoaste a iniquidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. Fizeste cessar toda a tua indignação; desviaste-te do ardor da tua ira. Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua ira de sobre nós. Acaso estarás sempre irado contra nós? Estenderás a tua ira a todas as gerações? Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti? Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação. Escutarei o que Deus, o Senhor, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura. Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra. '

( Salmos 85:1-9 )

O salmista considera o grande benefício da misericórdia de Deus na restauração de seu povo à terra de sua possessão. A restauração é claramente um cumprimento das promessas de Deus, feitas quando a aliança foi reafirmada antes de o povo de Deus entrar na Terra Prometida. O favor de Deus, o perdão e a retirada da ira, todos demonstram a compaixão que Ele prometeu mostrar ao seu povo quando se arrependesse.

Os seis verbos nestes três versículos são: mostrou, restaurou, perdoou, cobriu, colocou de lado e transformou. Todos estão no tempo ‘pretérito perfeito’. Eles mostram que o salmista vê as ações de Deus como acabadas e irrevogáveis. O favor que Deus mostrou, Ele não tirará repentinamente. As fortunas restauradas não serão retiradas. Sua raiva não queimará novamente por causa dos pecados uma vez perdoados.

O crédito todo pertence a Deus. O povo de Deus não pode receber crédito por sua restauração. Tudo vem de Deus, até mesmo o perdão e a bênção foram operados por Deus, não por pessoas. Somente a renovação de Sua ira poderia ser obra deles, caso repetissem seus pecados. Mas, ao louvar a graça de Deus, o salmista não ignora o pecado humano.

A graça de Deus, então exibida em Seus atos compassivos a favor de seu povo, é a base da oração do salmista. Ele ganha encorajamento para o presente e o futuro olhando para o passado, que para ele registra as ações graciosas de Deus.

O salmista precisa de todo o encorajamento que puder obter do passado. Por enquanto, apesar da recente reviravolta nos acontecimentos, tudo parece sem esperança. Uma parte da nação havia retornado de fato, mas para uma cidade em ruínas, um templo caído e uma terra de luto, onde foram cercados por inimigos invejosos e poderosos. O desânimo havia se apoderado do frágil grupo; o entusiasmo havia diminuído; as duras realidades de seu empreendimento haviam sido despojadas de seu charme imaginativo; e a massa dos colonos que retornaram havia perdido o ânimo, assim como a fé.

O salmista está tão em contato com a realidade para perceber que se Deus trouxe a restauração parcial da nação, Deus também deve ser responsável por seus problemas contínuos. Então ele ora: “Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua ira de sobre nós. Acaso estarás sempre irado contra nós? Estenderás a tua ira a todas as gerações? Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti? Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação”.

É como se dissesse: "Sim, Senhor, vejo tudo o que o Senhor nos deu. Mas por que alguns permanecem na Babilônia? Por que temos escombros onde precisamos de um templo e ruínas carbonizadas onde precisamos de cidades? Por que nossos campos são invadidos por sarças? Deve ser porque o Senhor continua zangado com seu povo. Então, restaure-nos novamente, ó Deus".

Meu irmão e minha irmã, muitas vezes após um período de sofrimento e frustração, parece que as coisas começam a melhorar para nós, e ficamos alegres, mas percebemos que a nossa restauração está ‘lenta demais’ e isso nos entristece de novo. Reconhecemos que a nossa restauração vem do Senhor, mas gostaríamos que Ele se apressasse nesta obra de restauração/restituição de tudo o que perdemos. Igualmente o salmista, olhemos para o passado, para lembrar de toda a Graça e Misericórdia que Deus sempre dispensou para nós e renovemos nossa fé e convicção de que Ele continuará a nos abençoar, renovar e restaurar. Passamos sim por muitos momentos difíceis, mas confiemos que viveremos um novo tempo de benção e prosperidade. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web