RECONHECENDO OS FEITOS DE DEUS

image

' Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. '

( Salmos 78:1 )

Continuando o Salmo 78, vemos que a mensagem que o salmista deseja que o povo transmita a seus filhos é sobre as obras louváveis do Senhor. No AT, o grande ato de salvação foi a redenção do povo de Deus no Êxodo do Egito. No NT, a ação louvável do Senhor está no Novo Êxodo, onde Jesus é o Cordeiro pascal e o povo de Deus é comprado do mercado de escravos do pecado. A lembrança do Senhor e seus feitos poderosos trazem louvor. A geração do salmista não viveu durante o Êxodo, mas eles têm uma memória viva do que Deus fez. Não estávamos lá no Calvário quando Cristo foi crucificado, mas essas verdades do Evangelho são tão reais para nós hoje como se estivéssemos lá. Vivemos na realidade do que Deus fez e procuramos compartilhar isso com nossa própria geração e ensiná-lo à próxima.

A passagem de uma geração à outra não é como passar uma profissão ou disseminar uma tradição oral. Deus deu ao povo de Deus estatutos e leis escritas. Pelo dom da revelação, Deus colocou nas mãos de Seu povo Sua Palavra. É esse registro escrito que deve ser transmitido. Hoje, aprendemos com os alunos da Palavra de Deus do passado. Somos os alunos deste geração e devemos repartir com os que vem depois de nós. Todo ensino pode ser testado referindo-se à Palavra escrita de Deus, e conforme entendemos essa Palavra, e exploramos as melhores maneiras de ensiná-la, pregamos para esta geração e a próxima, para que haja uma compreensão coletiva e intergeracional do Evangelho . O ensino tem como objetivo que o povo coloque sua confiança em Deus. A obra do Senhor não deve ser esquecida.

Nesta nação, antes havia um amplo entendimento da Bíblia e as pessoas sabiam a diferença entre o certo e o errado. Mas as gerações agora não aprenderam as escrituras e existe um analfabetismo bíblico. Quando você fala de pecado, é uma ideia mal compreendida. Se você disser a alguém que ela precisa ser salva, ela pergunta 'salva de quê?' O conhecimento do Evangelho e o temor do Senhor restringiram o comportamento de muitas pessoas que temiam a Deus. Embora não fossem cristãos, eles perceberam que um dia seriam responsáveis por seu comportamento. A causa desse analfabetismo bíblico é o fracasso das gerações anteriores em transmitir as obras louváveis do Senhor.

Embora lembrar os atos poderosos do Senhor seja positivo, lembrar o comportamento de seus antepassados não lhes deu motivo para se orgulharem. O salmista está se referindo aqui àquela geração que resistiu obstinadamente ao Senhor. Esta foi a geração que testemunhou os milagres das pragas no Egito e atravessou o Mar Vermelho, o que deve ter sido uma experiência inesquecível. Por quarenta anos suas roupas nunca se desgastaram, eles receberam água no deserto, eles tinham pão fresco todas as manhãs, e tendo vivido isso, eles se rebelaram contra Deus.

A geração do salmista deve se lembrar deles, para que aprendam a não repetir os mesmos erros. Deus foi bom para aquela geração assim como é bom para todas as gerações, mas essa geração se rebelou terrivelmente contra Deus. Todas, exceto duas das pessoas que experimentaram o Êxodo, não atravessaram o Jordão para a Terra Prometida por causa de sua desobediência. Eles não eram leais ao Senhor, seus espíritos não eram fiéis a Deus. Cada geração precisa prestar atenção ao que Deus disse em Sua palavra e permitir que essa Palavra estabeleça seus corações e os torne leais ao Senhor.

O salmista lista as obras poderosas que Deus fez diante dos olhos desta geração rebelde. Eles escolheram esquecer sua própria história. Eles escolheram colocar Deus à prova exigindo os luxos do Egito. Quão logo eles se esqueceram de seus gritos que subiam ao céu, a dura escravidão, as chicotadas dos cruéis feitores, a carnificina de seus filhos homens, a opressão implacável. Deus os libertou. O povo de Deus anseia pelo que tinha no Egito. Eles questionaram Deus. Deus poderia realmente oferecer um banquete para eles no deserto? Deus, que abriu o Mar Vermelho, poderia realmente nos dar pão e carne para comer? Isso seria como perguntarmos: 'Será que Deus, que enviou Seu Filho para morrer na cruz e O ressuscitou dentre os mortos, poderia prover solução para nós?' Nossos corações podem ficar assim quando deixamos de lembrar o que Deus fez, quando quebramos nossas promessas de aliança e quando deixamos de andar no caminho de Deus.

Meu irmão e minha irmã, creio que nossa maior missão é, primeiro, reconhecer os feitos de Deus, reconhecer as obras de Deus, tanto em nossa própria vida como na dos demais. E depois, compartilhar destes feitos com as demais pessoas. Do nosso lado pode ter alguém sucumbindo na tristeza, na dor, na desesperança e se não estivermos atentos, perdemos a oportunidade de compartilhar dos feitos de Deus e lançar uma sementinha de fé, que vai crescer o suficiente para salvar aquela pessoa daquele momento terrível. E a partir daí, quais frutos esta sementinha vai produzir? Não sabemos, mas o Espírito Santo de Deus tem a capacidade de gerar inúmeros frutos. Vamos nessa? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web