COM DEUS NÃO SE BRINCA - Parte I

image

' Deus é bem-conhecido em Judá; o seu nome é famoso em Israel. A sua casa está em Jerusalém; ele mora no monte Sião. Ali Deus quebrou todas as armas dos inimigos: as flechas, os escudos e as espadas. Como és glorioso, ó Deus! E como foste grandioso quando voltaste das montanhas onde derrotaste os teus inimigos! Foram levadas todas as coisas que os seus valentes soldados tinham; eles agora estão dormindo o sono da morte, pois não tiveram forças para se defender. Quando tu, ó Deus de Jacó, os ameaçaste, os cavalos e os cavaleiros ficaram como mortos. Todas as pessoas têm medo de ti. Quem pode permanecer na tua presença quando estás irado? Lá do céu fizeste conhecida a tua sentença de condenação. A terra teve medo e ficou quieta quando te levantaste para fazer justiça, para salvar todos os que são explorados neste mundo. Até a ira humana aumenta o louvor que é dado a ti; e aqueles que não morreram nas guerras vão comemorar as tuas festas. '

( Salmos 76:1-10 )

O lamento no Salmo 74 sobre a destruição do templo obscurece este Salmo, assim como o fez com o Salmo 75. O salmista reconhece que Deus ainda habita em Jerusalém, embora eles estejam no exílio. Os exércitos do Norte podem ter colocado o povo no exílio, mas não puderam remover Deus. O grito no Salmo 74 era que Deus os havia abandonado, mas a realidade é que Deus não os havia abandonado. Ele esteve com eles o tempo todo durante este período de ‘julgamento’. Deus se revelou ao Seu povo. Seu grande Nome é conhecido em toda a Terra. O povo foi derrotado, mas a grandeza de Deus permanece inalterada e Sua escolha de morada permanece inalterada.

Deus é quem acaba com as guerras. Sua posição não foi diminuída por esta derrota. Deus está castigando Seu povo para que sejam levados ao arrependimento. Eles não devem variar sua teologia de acordo com os eventos, como procuraram fazer no Salmo 74, mas sim na revelação de Deus. Muitas pessoas estão oferecendo uma opinião sobre o que Deus está fazendo durante a atual pandemia. A realidade é que ninguém sabe. Deus pode estar usando este momento para fazer as pessoas se arrependerem. Ele pode estar trazendo julgamento sobre outros. Ele pode estar fazendo Sua igreja perceber nossa necessidade de Deus. Deus pode estar fazendo mil coisas diferentes na vida de uma pessoa. Vamos confiar mais nas Escrituras do que em qualquer análise dos eventos atuais. Deus, no passado, afastou grandes exércitos dos portões da cidade de Jerusalém, mas desta vez Ele optou por não fazer isso. Ele faz isso porque é Deus.

Deus está radiante com luz e se senta majestosamente em Sua morada. Ele não se preocupa com a derrota do povo de Deus. Ele trouxe os exércitos que pensam que triunfaram, mas não foi assim. Quem triunfou sobre todos foi o SENHOR.

No Salmo 74, os exércitos levantaram as mãos contra o povo de Deus. Quando Deus se levantar para lidar com eles, eles serão saqueados e cairão em seu sono final. Enquanto o Senhor fala a Palavra de repreensão, aqueles que confiaram em cavalos e carruagens ficarão quietos. O povo de Deus temeu o inimigo. Se eles tivessem temido a Deus e obedecido a Ele, eles não teriam necessidade de temer ninguém ou qualquer outra coisa. Só Deus deve ser temido. Quando Deus está zangado, quem pode resistir a Ele?

O povo de Deus não pode, e nem o inimigo. Por enquanto, Deus está zangado com Seu povo, mas em breve o inimigo experimentará o julgamento de Deus. Quando Deus pronunciou a Palavra de julgamento lá do Céu, os que viviam na terra ficaram com medo e em silêncio. Todas as zombarias e arrogância foram interrompidas. Deus levantou-se para salvar aqueles que estavam aflitos.

Até mesmo a rebelião cheia de raiva por parte da humanidade, traz o louvor a Deus. Deus está usando a ira dos exércitos para fazer Sua obra e disciplinar Seu próprio povo. O inimigo será julgado e mesmo aqueles irados que são poupados resultarão em louvor a Deus.

Em vista dos julgamentos vindouros, o povo de Deus deve renovar seus votos de aliança e as nações devem trazer suas ofertas ao Senhor antes que seja tarde demais. Ele julgará os governantes e será muito temido por todos os governantes da terra.

Meu irmão e minha irmã, é sempre difícil falar sobre a ira de Deus, mas ela é uma realidade desde que existe a humanidade na Terra. Mas a ira de Deus é abrandada com o Seu enorme amor que tem por aqueles que creem nele. Devemos rever nosso conceito sobre a ira de Deus bem como sobre Seu amor e procurarmos ter uma vida séria e de compromisso com Ele. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web