NÃO NOS CANSEMOS DE AGRADECER

image

' A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. '

( Salmos 75:1 )

Este Salmo é uma resposta ao Salmo 74. O povo havia sido exilado e não havia nenhuma Palavra do Senhor. O Nome do Senhor é zombado abertamente pelos inimigos, que acreditavam que seu triunfo sobre o povo de Yahweh era a prova de que seus deuses eram maiores. A falta de uma resposta divina levou ao lamento do Salmo 74. Agora, o Salmo 75 encontra uma resposta de Deus. Deus responderá, mas será de acordo com o Seu tempo. Até então era um mistério para a maioria das pessoas o ‘por quê’ elas estavam sofrendo. O Nome do Senhor era ridicularizado, as adorações sacrificais eram impossíveis porque o templo havia sido destruído. Como essas realidades podem ser entendidas? Quando estamos abalados espiritual e emocionalmente, não conseguimos discernir as coisas e nem sempre reconhecemos nossos erros e pecados. Procuramos a resposta em outro lugar e enquanto estamos ‘nessa’ Deus se mantém calado.

Os versos iniciais respondem ao sentimento expresso no Salmo 74, de que Deus estava longe. O povo louva a Deus. Seu Nome está próximo. O salmista está celebrando a proximidade de Deus. As pessoas falam das obras maravilhosas que o Senhor tem feito. Deus escolheu colocar Seu Nome no templo.

É significativo que o salmista celebre a proximidade do Nome de Deus. Eles se gabaram no templo e sentiram, por terem o templo, que eram imunes a ataques e derrotas. Agora eles estão aprendendo que a importância do templo era que a presença do Senhor estava lá, não o próprio templo. Agora eles tomam coragem em Deus. Deus está perto das pessoas mesmo quando não há casa ou templo. O templo pode ter desaparecido, mas isso não pode separar a presença de Deus de Seu povo. Isso é particularmente comovente para nós durante esta pandemia. Embora ficamos (e alguns ainda estão) separados da casa de Deus, Deus está perto de Seu povo.

Outro dia, li o testemunho de um motorista de caminhão que se converteu. Este homem estava acompanhando sua esposa quando em uma reunião (culto). Enquanto eles cantavam uma música, algo começou a acontecer em seu coração e este homem fisicamente grande começou a chorar como uma criança. Após a reunião, o pastor falou com ele, apresentou o evangelho o qual aceitou sem hesitação. Semanas depois, eles se encontraram novamente e o caminhoneiro explicou como sua vida havia mudado. Ele contou que há algum tempo, enquanto dirigia pelo país, encontrou um cartão de crédito e disse: Este é meu. Ele usou este cartão sem nenhum arrependimento, economizando muito de seu dinheiro. Agora, com a sua conversão, tudo mudou. Ele explicou que foi tomar um café e quando pagou o balconista deu o troco a mais. Ele saiu do estabelecimento e quando já estava a poucos metros de distância, ele teve que voltar porque seu remorso não o permitiu sair com esse dinheiro, e ele o devolveu ao balconista.

Quando temos um encontro verdadeiro com Deus, TUDO MUDA! Que alegria ver como as pessoas contam suas maravilhas! Porque mesmo que olhemos para tantas coisas que nos acontecem que não nos parecem boas, a realidade é que DEUS É BOM. Podemos e devemos fazer nossas as palavras do texto de hoje: “A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram".

Por isso, hoje, creio que é o dia de declarar gratidão a Deus. Não nos cansemos de agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e faz. São muitos os motivos para ser grato a Deus. TEMOS MUITOS MOTIVOS PARA AGRADECER. Só o fato de que o Sol nasce todos os dias já é uma de Suas maravilhas. Quando contamos como nossa vida mudou quando O conhecemos, estamos contando a maior maravilha que pudemos experimentar. Dê graças a Deus em todos os momentos, em todas as situações e por todas as circunstâncias, porque Ele ainda está por perto e mesmo que as coisas vão bem ou não para nós, o nosso Criador e Governador de tudo merece que lhe agradecemos por todas as coisas! Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web