AS PROMESSAS DE DEUS ESTÃO EM PLENA VALIDADE!

image

' Olhe para a aliança, Senhor, porque os lugares escuros da terra estão cheios de moradas de violência. '

( Salmos 74:20 )

O salmista passa do lamento a um hino de louvor ao repetir o que Deus fez por Seu povo no passado. Deus tem sido o grande Rei desde os tempos antigos. Deus é o doador da salvação e Ele trouxe essa salvação para a Terra. De um exílio anterior no Egito, o Senhor abriu o mar por meio de Seu grande poder. O salmista falou de baleias a leviatã. Esses seres representavam a natureza indomada do mar e Deus derrotou os monstros, bem como todos os inimigos do Seu povo. Deus é o governante de todas as águas e o governante de todas as nações.

O salmista clama ao Senhor para se lembrar das vozes do inimigo zombando e insultando o Seu nome. O Senhor deixaria Seu povo entregue às feras? Era para se lembrar da vida de Seu povo.

O salmista vem agora com seu último argumento que tem, que é pleitear as Promessas da Aliança. Deus nunca se esqueceu da Aliança. Ele está neste momento se lembrando das maldições da Aliança, e as pessoas que quebraram a Aliança agora estão sofrendo essa maldição. A Terra Prometida é como um deserto. O salmista implora por misericórdia para que eles não recuem em desgraça. Que chegue o momento em que os pobres e necessitados louvem mais uma vez o Nome do Senhor. Novamente o apelo sobe ao céu para que Deus se levante e defenda Seu povo, e ele faz isso mantendo diante do Senhor a lembrança dos tolos que ousaram zombar do Senhor o dia todo. O inimigo está em alvoroço e o clamor de sua zombaria está diante da face do povo de Deus constantemente.

Conta-se que no século passado uma família muito pobre vivia na província do Cabo Setentrional, na África do Sul. O homem tinha um rancho, mas a terra era arenosa e estéril. As crianças, sem dinheiro para comprar bolinhas de gude, aprenderam a brincar com seixos que coletavam da areia do riacho. Um dia um grupo de homens passou e parou para pedir água. Enquanto o pegavam, um dos homens olhou para os meninos e suas "bolas de gude", depois perguntou se havia mais e quando as crianças lhe disseram que sim, havia muitos próximos à areia, o homem foi verificar e achou tal como as crianças lhe disseram. Depois disse ao fazendeiro: "Escuta, senhor, quanto queres pela tua fazenda? Pago-te tudo o que me pedires". O fazendeiro sorriu e, pensando em fazer um excelente negócio, pediu cinquenta mil dólares. Dito e feito, o homem tirou seu talão de cheques e pagou o que ele pediu. Essa foi a origem das Minas Kimberly, as minas de diamantes mais valiosas do mundo.

Sem dúvida o homem pagou um preço muito bom pelas minas de diamantes. Hoje qualquer um faria o mesmo, vendo o grande benefício que isso poderia trazer para ele. Mas existe algo mais valioso do que qualquer mina de diamante. Algo que tem mais valor do que isso: São as Promessas de Deus. Promessas que Deus colocou à nossa disposição para pedirmos, assim como os salmistas fizeram em tantas ocasiões, como neste Salmo de hoje: "Olhe para a aliança, Senhor, porque os lugares escuros da terra estão cheios de moradas de violência". O salmista pediu a Deus que se lembrasse da Aliança que Ele havia feito. Também temos o privilégio de pedir a Deus para realizar Suas promessas.

Sim, isso é real. Deus prometeu muitas coisas e temos a oportunidade de reivindicá-las. mas existe duas coisas que nos atrapalha a tomar posse delas: (1) como aquele dono do rancho que não tinha a mínima ideia do valor inestimável de suas terras, muitas vezes não temos a mínima ideia das Promessas que Deus tem oferecido a nós; e (2) Muitas vezes somos ignorantes sobre o como tomar posse dessas Promessas. Por exemplo, todas as Promessas são para nós? Não. Isso também deve ser observado. Haviam promessas feitas para pessoas específicas, como quando Deus prometeu a Davi que de sua descendência se levantaria um que teria um trono eterno, se referindo a Jesus (I Cr 17.10b-14) ou quando Deus prometeu a Abraão que daria a ele e à sua descendência as terras de Canaã ou a Terra Prometida. Esta foi uma promessa específica para o povo de Israel, mas, havia uma promessa a Abraão que seria estendida a todas as famílias da Terra (Gênesis 12:3). Tem algumas específicas para o Povo de Israel, mas, por outro lado, existem muitas outras promessas que são para todos aqueles que creem na Palavra de Deus e as reivindicam. Por exemplo, Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7,8). E esta promessa é uma realidade e podemos reivindicá-la ao Senhor nas nossas orações, dentre muitas e muitas promessas que Deus nos deixou.

O trono da graça é uma mina de diamantes e a oração é a picareta para extrair os diamantes. Deus nos deu a oportunidade de bater nas paredes da mina através de Suas promessas, promessas que muitas vezes também dependem de nós mesmos. “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (João 15:7). Ou seja, Deus nos dará o que queremos quando estivermos (de permanecer) nEle e Suas palavras estiverem (de permanecer) em nós.

Meu irmão e minha irmã, essa promessa é real e podemos reivindicá-la porque se as Palavras de Deus permanecerem em nós, então pediremos de acordo com Sua vontade. Reivindique as promessas de Deus hoje. Ele as prometeu e não nos deixará. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web