QUEM ESTÁ LEVANDO DEUS A SÉRIO?

image

' Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas do teu pasto? Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste. Levanta os teus pés para as perpétuas assolações, para tudo o que o inimigo tem feito de mal no santuário. Os teus inimigos bramam no meio dos teus lugares santos; põem neles as suas insígnias por sinais. '

( Salmos 74:1-4 )

Este Salmo parece ter sido escrito logo após a invasão, pelo exército babilônico, às terra de Judá, destruindo a cidade de Jerusalém e especialmente pelo fato de terem saqueado o templo e colocado fogo nele e em tudo o que puderam. A comunidade do povo de Deus do exílio chora pela destruição do Templo. O templo simbolizava a presença de Deus e a proteção de Deus. O Senhor permitiu que o inimigo devastasse a terra e destruísse o templo. Esses atos significavam que Deus tinha abandonado Seu povo. Mas foi o povo de Deus que há muito O havia abandonado. Eles trataram o templo como um amuleto: algo que trazia boa sorte. Por terem o templo, eles se sentiam imunes a ataques.

O castigo do exílio foi profetizado por Jeremias, mas o povo não deu ouvidos, por isso ele foi totalmente merecido. Eles sentiram que foram abandonados por Deus e eles tinham muitas perguntas perturbadoras sem respostas: “Por que Deus nos rejeitou? Seria para sempre?”. Bem, Deus não os rejeitou para sempre, mas parece que estava durando uma eternidade, porque a raiva de Deus ardia contra as ovelhas de Seu pasto. O livro de Deuteronômio responderia a essas perguntas. Talvez eles acreditassem que isso nunca poderia acontecer com eles. Suas mentes voltavam para quando eram as ovelhas de Deus e cuidadas como um pastor cuida de suas ovelhas. Eles se lembraram da grande libertação do Êxodo, ‘o povo da herança de Deus’ que Ele redimiu do Egito. Eles foram levados ao monte santo onde o Deus Altíssimo tem Sua morada. Se o Senhor os abandonou, talvez Ele ainda esteja marchando para longe deles. Eles clamam a Deus para voltar Seus passos em direção às ruínas da casa do Senhor: ‘Venha e veja a destruição que o inimigo fez ao lugar onde morava a Tua Glória’.

O salmista agora descreve a destruição do templo em detalhes. Eles queimaram o santuário até o chão. Essas pessoas contaminaram o santuário do Senhor, o lugar do Seu Nome. Sua intenção era a destruição completa do lugar onde Deus era adorado. A narrativa do Salmo mostra uma realidade atual. Tem havido um declínio triste na frequência à igreja no nosso Brasil e no mundo afora, por um período de décadas. Pode ser que muitos dos que pairavam à margem das igrejas antes desta pandemia nunca mais voltem à igreja. Claro, o oposto pode acontecer: muitas pessoas podem vir a ouvir o Evangelho, pois a pandemia fez com que algumas pessoas refletissem sobre algumas questões muito profundas. Assim como nossos templos então sendo reabertos e restaurados para os encontros, precisamos ter nosso coração restaurado para o Senhor.

O salmista se sente isolado do Senhor porque o Senhor se calou. Deus não deu sinais, não há mais profetas e não se sabe por quanto tempo esse silêncio vai durar. Em vez de ouvir uma Palavra do Senhor, eles ouviam as vozes zombeteiras do inimigo. Por quanto tempo Deus permitirá zombar de Seu Nome? Eles (o próprio povo de Deus) mostraram pouca reverência pelo Nome de Deus, mas agora que ouvem a irreverência expressa abertamente, entristecem-se com o que parece não haver fim para a injúria do Nome de Deus. Eles querem que Deus pegue sua mão e que os conduza para a vitória contra o inimigo. Mas isso não acontece. "Por quê?". Muitas perguntas e nenhuma resposta.

Meu irmão e minha irmã, quantas vezes nos sentimos sozinhos e experimentamos apenas o silêncio de Deus. Quantas vezes ouvimos a chacota daqueles que zombam de Deus e de nossa fé? Por que isso acontece? Será se pecamos? Será se nós é que nos afastamos de Deus? Será se é Deus que quer chamar a nossa atenção para algo que não estamos percebendo? Seja como for, este Salmo deve nos fazer refletir no quanto temos levado Deus e Sua Palavra a sério. Só assim teremos nossa alma acalmada e tomaremos posse da Paz de Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web