AS DÚVIDAS DOS PIEDOSOS

image

' E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. '

( Salmos 73:11-17 )

Continuando o Salmo 73, após a crise inicial, onde o salmista (Asafe) sente inveja da prosperidade dos ímpios, ele os observa e se admira do comportamento deles. “E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas”. Como assim? Eles fazem tudo de errado, não tem qualquer temor a Deus e até zombam de Deus e no final ainda prosperam? Tem algo errado.

E onde o salmista acha que está o erro? Nele mesmo: “Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã”. Ele olha para si e vê sua vida difícil. Parece que por mais que se esforce, não chega a lugar algum? Você conhece alguém assim? Já ouviu ou já falou estas palavras? Pois Asafe o disse. Foi uma tremenda crise.

Antes de prosseguir, tenho que perguntar: Quem foi Asafe? Asafe foi um levita, descendente da tribo de Levi que servia diante da arca da aliança. Ele foi constituído líder dos levitas por Davi. Sua capacidade tocando o seu instrumento de música que era o címbalo era notória. Pois ao ser colocado como líder podemos perceber que tinha um grande talento e dom ao entoar e salmodiar a Deus. Então, Asafe era o Líder do Ministério de Louvor daqueles dias. Era o responsável pela liturgia dos cultos que aconteciam no Templo. Em outras palavras: Não era pouca coisa. Mas mesmo assim, ele entrou numa tremenda crise.

Fiz questão de citar isso porque muitas vezes nós cobramos demais de nós mesmos ou daqueles que são os líderes da igreja. Exigimos de nós e de nossos líderes que nunca fraquejem e isso é um peso demasiadamente grande.

Voltando ao texto: Em sua frustração, Asafe viu a vida dos ímpios como uma vida boa. Eles estão sempre imperturbáveis, e eles sempre alcançaram riquezas. Eles são recompensados por sua iniquidade por um Deus que parece ignorar a maneira como os ímpios vivem. Diante deste quadro ele diz: “Verdadeiramente em vão eu limpei meu coração”. A frustração continuou a crescer em Asafe. Ele sentia que era vão para ele permanecer puro de coração, vão para ele ter lavado as mãos diante de Deus, vão para ele ser inocente. Ele questiona o valor da santidade quando seu pagamento é dado na moeda da aflição

Asafe sentia que a sua vida era mais difícil do que a vida dos ímpios. Enquanto o ímpio desfrutava de toda sua riqueza, descanso e orgulho, Asafe teve que suportar ser açoitado e punido, e teve que suportar isso o dia todo e todas as manhãs. Ser espancado é ruim, mas alguém pode atribuir uma surra a alguma causa anônima e natural. Ser punido é ainda pior, porque implica que o próprio Deus estava afligindo Asafe com dificuldades. Nesta perspectiva, Asafe conclui que Deus é ‘mole’ com os ímpios e ‘duro’ com ele. Alguém poderia dizer que Asafe estava exagerando: A vida do ímpio não era tão boa quanto ele a observava, nem sua vida era tão ruim quanto parecia ser. Mas não se pode negar ou contradizer o sentimento que levou Asafe a realizar este salmo, e ainda podemos nos identificar fortemente com esse sentimento. Não é mesmo?

Mas algo aconteceu. Quando ele parou para pensar mais profundamente sobre tudo aquilo, sentiu que era um trabalho árduo para ele: Asafe caiu em uma armadilha. Ele não podia negar a evidência de que os iníquos costumam ter uma vida boa. Ele não podia negar que sua própria vida muitas vezes era difícil, fazendo-o se sentir chicoteado e punido por Deus. Ele sentia que tudo isso era verdade, mas também sentia que não poderia falar sobre isso porque seria um engano para os outros. Portanto, tudo isso foi um trabalho árduo para ele.

Neste ponto ele resolveu entrar no santuário de Deus: A crise parecia crescer cada vez mais para Asafe, até que ele foi para a Casa do Senhor. Lá ele obteve uma perspectiva sobre seu problema que antes não tinha. Lá ele foi capaz de ver as coisas de um ponto de vista eterno, e então ele entendeu o fim delas.

Pensando neste quadro como se fosse em nossos dias, poderíamos perguntar: ‘O que então o salmista fez?’. A resposta para alguns pode parecer muito infantil: ‘Ele foi à igreja’. Não nos é dito se ele foi sozinho e teve uma conversa sincera e transparente com Deus ou se apenas foi em um dos cultos e lá, enquanto tudo acontecia, ele abriu seu coração a Deus. Mas sabemos que o salmista passou a possuir algumas das convicções que o confirmaram e o capacitaram a andar nos dias que se seguiram com firmeza e segurança.

Meu irmão e minha irmã, não quero ser simplório nesta questão, mas o texto é claro em dizer que, quando ele finalmente esteve diante de Deus (e podemos ter nosso próprio lugar para este encontro especial), ele foi capaz de obter entendimento de várias maneiras. Por meio da oração e adoração no santuário, ele entendeu que Deus era o centro de todas as coisas e ganhou um novo apreço por Deus e pela eternidade. Ao ouvir a Palavra de Deus no santuário, ele entendeu que havia uma verdade que estava além do que ele viu e experimentou na vida diária. Ao observar o sacrifício no santuário, ele entendeu que Deus leva o pecado tão a sério que deve ser julgado e expiado, mesmo que seja por meio de uma vítima inocente que permanece no lugar de culpado pela fé: Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Muito mais gostaria de falar, mas não me atrevo a ir além. Que o próprio Espírito Santo de Deus ministre em cada coração a forma certa de entendermos a Palavra e a Vontade de Deus para nós e nos ajude a vencer as crises que sempre fazem questão de querer nos derrubar. Vamos vencer cada uma delas, com confiança na Palavra de Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!