O DEUS DAS GRANDES COISAS

image

' Pois a tua justiça, ó Deus, chega aos céus, tu que tens feito grandes coisas; ó Deus, quem é como tu? '

( Salmos 71:19 )

Na nossa caminhada da vida, nos deparamos com os contrastes, sejam relacionados a pessoas, empresas, projetos, construções, animais ou relacionados a sonhos, desafios e coisas assim. E é muito comum sermos obrigados a comparar ou classificar estes itens acima como: Isto é grande ou pequeno? Isto é fácil ou difícil? Isto é importante ou insignificante? Não é mesmo?

Nós nos fazemos essas e outras perguntas todos os dias. A resposta a cada pergunta pode variar muito dependendo da situação em que nos encontramos, pois não é a mesma coisa estar em uma situação estressante do que em uma situação tranquila. Uma criança ou um adulto não verá nada da mesma forma. A medida da altura física, espiritual, sentimental e até cultural influenciará a maneira de apreciar as coisas.

Quando era criança eu via coisas que eram grandes e hoje vejo as mesmas coisas, mas agora são pequenas. Isso não significa que as coisas diminuíram, mas que eu cresci, e o ponto de vista muda da mesma forma que todos nós mudamos. E é a partir desse prisma que podemos entender quando Deus diz "Eu sou o que sou" (Êxodo 3:14), porque em Deus não há variação, Deus não muda, Deus é justo e vê tudo na medida certa, e por entender isso, assim como o salmista, podemos exclamar: "Pois a tua justiça, ó Deus, chega aos céus, tu que tens feito grandes coisas; ó Deus, quem é como tu?"

Sim, Deus fez, faz e fará grandes coisas, porque Ele é o Deus de grandes coisas. Sua glória enche a terra. Sua misericórdia não pode ser contida. Sua beleza banha o universo e seus pés repousam na Terra. Mas, em vez disso, quando nos aproximamos de um Deus que sabemos ser tão grande e incrível, não consigo entender por que continuamos a ver as coisas do jeito que não são. Acreditamos que Deus pode nos dar sapatos, mas achamos difícil acreditar que Ele pode curar o câncer. Nos aproximamos confiantes de que Ele pode fazer uma pessoa aprovar um exame ou uma prova, mas é difícil para nós pensar que um paralítico possa andar. Isso tem sua origem na diferença de como vemos as coisas e como Deus as vê.

Pare por um momento e pense um só segundo: No princípio Deus criou a luz, criou a Terra, criou o mar, criou a vegetação, criou os animais e criou o homem, só falando, porque Deus falou e foi feito. Isso parece grande para você? Para Deus é tão pequeno nos ajudar a passar em um exame ou fazer levantar um paralítico. Para nós há muita diferença, mas comparado ao que Deus tem feito ao longo da história, o maior milagre que possamos precisar ou pedir, é um pequeno grão de areia para Ele.

Meu irmão e minha irmã, não importa qual é o tamanho do nosso problema. Não devemos olhar para ele do nosso ponto de vista, mas sabendo que para Deus, tudo o que lhe pedimos é pequeno demais. O Deus que fez grandes coisas no passado, não apenas nas histórias dos nossos heróis e heroínas da Bíblia ou no decorrer da história da humanidade, hoje também continua a fazê-lo. Aproximemo-nos dEle. Tenhamos confiança, pois Ele não mudou nem diminuiu o Seu poder. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!