EXPERIÊNCIAS DE VITÓRIAS

image

' Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. '

( Salmos 71:17-18 )

Toda vez que lembramos de Davi, a primeira cena que nos vem é sempre ele lutando com Golias. Não é mesmo? Depois, aos poucos, vamos lembrando de outras cenas e geralmente relacionadas com suas lutas, sofrimentos, perseguições e injustiças sofridas.

Na leitura deste Salmo 71, o que me chamou a atenção, de imediato, foram estes dois versículos que deixei como destaque de hoje: “Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros”. Ele está velho, mas ainda sofrendo com a ferocidade de seus inimigos. Mesmo assim, ele lembra de algo que foi tremendo durante toda a sua vida. Talvez senha sido isso que lhe deu forças para vencer em todas as situações complicadas de sua vida: O ENSINO DE DEUS.

Davi cita que Deus lhe ensinou desde sua mocidade (adolescência) e estes ensinos, muitos através de experiências difíceis, lhe mostraram o Poder e Majestade de Deus, ao mesmo tempo que lhe mostraram o Amor e Misericórdia deste mesmo Deus. Ele, Davi, não poderia se calar diante de tamanha manifestação de ‘maravilhas’ para com todo aquele que crê em Deus. Então, cada uma de suas experiências, das lições aprendidas, foram compartilhadas com tantos quantos Davi pode fazê-lo.

Agora velho e ainda perseguido, em oração, com esta petição e reflexão, Davi lembra tudo o que Deus fez em sua vida. Pede que ainda seja capaz de contar tudo isso aos jovens da sua geração e aos filhos destes. E por que ele deseja fazer isso? Aqueles que experimentaram a libertação de Deus são responsáveis por transmitir seu testemunho às próximas gerações.

Preste atenção: O salmista teve a bênção oportuna de ter seguido a Deus e aprendido com Ele desde a sua juventude. Foi algo que o beneficiou em sua velhice, até mesmo declarando as maravilhas de Deus. Ser ensinado desde a juventude produziu em Davi estabilidade e consistência. Na VERDADE DE DEUS não há mudança como ocorre com a moda e até com a cultura, que muda de uma geração para outra. Outro detalhe que nos chama a atenção é que esta fala de Davi dá a entender que Deus ainda o estava ensinando.

Meu irmão e minha irmã, mesmo na velhice e com os cabelos grisalhos, Davi orou e pediu pela presença permanente de Deus, para que pudesse anunciar o poder de Deus à sua geração e à posteridade. Podemos e devemos, igual a Davi, simpatizarmos com os jovens, com seus sonhos e suas ambições, encorajando seus esforços, endurecendo sua coragem, contando-lhes as histórias do poder de Deus através de nossas próprias experiências. Vamos fazer isso? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!