ALEGRIA EM MEIO À CRISE

image

' Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus. Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas. '

( Salmos 70:4-5 )

Encerrando a meditação neste Salmo 70, temos o versículo 4, onde o salmista adicionou louvor à oração. Ele chama o povo de Deus para louvar: “Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus”.

Davi chamou o povo de Deus, mas faz um destaque: Aqueles que O buscam e que amam Sua Salvação. Estes devem se alegrar nEle. Isto nos faz pensar que nem todos os que se dizem POVO DE DEUS realmente busca a Deus ou se alegra com Sua Salvação. Apesar de seu problema urgente, Davi encontra uma medida de alegria e prazer em Deus.

Davi pensava que louvar a Deus era ENGRANDECÊ-LO, isto é, torná-lo maior em percepção pessoal. Ampliar não significa tornar um objeto maior e não podemos tornar Deus maior. Mesmo assim, engrandecer algo ou alguém é percebê-lo como maior, e devemos fazer isso em relação a Deus.

Um detalhe que poderia passar despercebido é a frase: “Aqueles que amam a tua salvação”. O ser humano ama por natureza. A questão é: O QUE AMA? ou QUAL É O OBJETO DO SEU AMOR? Alguns amam o dinheiro mais do que a Salvação de Deus; outros amam o prazer, mesmo os prazeres do pecado, mais do que o amor de Deus; e outros amam agitação e os negócios (trabalho) mais do que a Salvação de Deus. E por que isso acontece? Talvez porque estas pessoas não entenderam a realidade que envolve a Salvação de Deus.

E para encerrar o Salmo, Davi volta a fazer sua súplica: “Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas”. Davi foi capaz de combinar seu senso de grande alegria em Deus com uma avaliação realista de sua necessidade atual. Certo na verdade de que Deus se importava e pensava nele, Davi novamente apelou a Deus para ser sua ajuda e libertador, e ele precisava que Deus fizesse isso rapidamente.

Veja o que Davi diz: “Tu és o meu auxílio e o meu libertador”. Ele apelou a Deus alegando que não tinha outro ajudador ou libertador. Ele não buscaria ajuda dentro de si mesmo ou em outra pessoa, porque ele tinha plena convicção de que Deus responderia a essa total dependência dEle.

Meu irmão e minha irmã, tomando a vida e as experiências de Davi, podemos encontrar alegria mesmo em meio às crises e sofrimentos, tão somente se confiarmos em Deus como Davi confiava. Confiança não é algo que acontece num ‘estalar de dedos’. É algo que se conquista através de convivência. Apesar de Deus já ter mostrado todo Seu interesse em nos ajudar e socorrer, Ele espera que experimentemos esta convivência com Ele, no dia a dia, através das leituras que fazemos de Sua Palavra com uma boa dose de tempo investido em oração. Só podemos conhecer alguém, conversando com ela, portanto, nossa conversa com Deus se faz através de ouvir (ler) a Sua Palavra e nossa oração a Ele. Vamos melhorar nossa convivência com Deus? Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!