GRATIDÃO ANTECIPADA PELO SOCORRO IMINENTE

image

' Eu, porém, sou pobre e estou triste; ponha-me a tua salvação, ó Deus, num alto retiro. Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. Isto será mais agradável ao Senhor do que boi, ou bezerro que tem chifres e unhas. Os mansos verão isto, e se agradarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus. Porque o Senhor ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos. Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move. Porque Deus salvará a Sião, e edificará as cidades de Judá; para que habitem ali e a possuam. E herdá-la-á a semente de seus servos, e os que amam o seu nome habitarão nela. '

( Salmos 69:29-36 )

Esta parte final do Salmo 69, pode ser dividida em três partes nas quais o salmista Davi apresenta três motivos de alegria:

1) sua própria salvação (vv. 29-31);

2) isso encoraja todos os justos (vv. 32, 33);

3) a salvação e reconstrução de Sião (vv. 34-36).

O “eu” de versículo 29 é enfático. A ideia que ele passa é: “Embora eu esteja aflito, eu já estou vendo minha libertação por Deus”. O salmista, pela sua fé, vê a vitória. Portanto, a resposta espontânea é louvor a Deus. E esta resposta é precisamente porque o salmista ama a Deus e deseja que Ele seja glorificado. Além disso, ele sabe que esse louvor do coração agrada a Deus mais do que todos os sacrifícios e ele deseja agradar a Deus. De todos os escritores do Antigo Testamento, Davi é o que mais parece entender que Deus se agrada do sacrifício de louvor muito mais do que o sacrifício de animais.

O salmista não pode esconder seu espírito evangelizador, pois esta vitória trará glória a Deus porque outros a verão e serão encorajados (v. 32). Ele não poderia deixar de convidar seus ouvintes a buscar a Deus. A frase é um comando, uma busca e uma promessa de que viverá. O salmista não duvida que Deus responderá à sua própria oração e pode dizer aos outros que estão passando por necessidades que Deus os ouvirá também. Quando alguém relata sua experiência com Deus, deve despertar a fé dos ouvintes.

A propósito, aqui o 'louvor' é estendido: Todo o universo é convidado a louvar a Deus pelo que Ele fará em Sião e Judá. Deus faz uma obra duradoura, para que os descendentes daqueles que servem ao Senhor formem uma cadeia de adoração e testemunho. É o que Deus propõe para nossas famílias e também para nossas igrejas. Entendo aqui Sião e Judá como que referência ao local onde moramos e nossa família. Em outras palavras, a benção que Deus derrama sobre mim, se estende aos que estão próximos a mim. E os de longe verão e louvarão a Deus.

O Salmo começa com um grito de angústia, mas termina com um louvor a Deus. A oração desesperada cria confiança que leva à adoração e ao testemunho que resultará em mais adoradores.

Na contramão desta adoração coletiva, temos aqueles que estão vivendo o sofrimento em sua solidão. Aliás a solidão tem sido um dos grandes males do nosso tempo. Quatro tipos de solidão são frequentemente citados:

1. A solidão do isolamento: Pessoas que vivem sozinhas e que se sentem presas em seu confinamento de solidão.

2. A solidão da alienação: Pessoas que fazem parte de um grupo, mas que sentem que não pertencem a ele.

3. A solidão da separação: Pessoas quando abandonam a escola, perdem um ente querido ou passam pelo trauma do divórcio.

4. Solidão existencial: Como alguns teólogos chamam, a sensação de estar sem contato com Deus.

Meu irmão e minha irmã, este Salmo é tremendo em sua essência. Deve nos motivar a encontrar forças e fé em meio ao sofrimento, pelo simples fato de saber que Deus ouve nosso clamor, mas que não apenas ouve: ELE AGE A NOSSO FAVOR. Esta fé é renovada quando, antecipadamente já começamos a louvar a Deus, na convicção da resposta positiva. Parece loucura agradecer por algo que ainda não aconteceu? Para quem não tem experiência com Deus sim, mas para aqueles que já foram alcançados por Sua graça e Misericórdia, não é loucura não: é a mais pura razão. Que nossa fé se torne em um verdadeiro testemunho para aqueles que estão desesperados e se sintam motivados a crer em Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!