ORAÇÃO DE UM HOMEM PERSEGUIDO

image

' Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação. Tira-me do lamaçal, e não me deixes atolar; seja eu livre dos que me odeiam, e das profundezas das águas. Não me leve a corrente das águas, e não me absorva ao profundo, nem o poço cerre a sua boca sobre mim. Ouve-me, Senhor, pois boa é a tua misericórdia. Olha para mim segundo a tua muitíssima piedade. E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado; ouve-me depressa. Aproxima-te da minha alma, e resgata-a; livra-me por causa dos meus inimigos. Bem tens conhecido a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários. Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei. Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre. '

( Salmos 69:13-21 )

Continuamos no Salmo 69. Após o salmista fazer seu autoexame, reconhecer seus pecados mas, inocente diante das acusações de seus inimigos, ele se sente bem à vontade para apresentar a sua súplica diante de Deus.

Note que, apesar da situação desesperadora, o salmista confia em Deus. Fala de Sua boa vontade, Sua grande bondade e Sua verdade. Uma boa base doutrinária é importante na oração: A pessoa pede e confia porque sabe quem é Deus. Este Salmo deixa bem evidenciado o nível de conhecimento e portanto, de relacionamento do seu autor com Deus. Se por um lado fala da aspereza dos inimigos, por outro mostra a ternura e compaixão de Deus. Ele fala que sofre vergonha e confusão mas diz que Deus conhece sua vergonha e confusão. Ele lamenta pelo sofrimento que vivencia e que fica mais difícil porque ninguém o ajuda ou se simpatiza com ele, mas Deus sabe e entende. Quantas vezes não tem sido esta a nossa história? Quantas vezes nos sentimos traídos e enganados, acusados por coisas que não cometemos, mas ninguém se importa. Sentimos a dor do desprezo, abandono e incompreensão. Muitas destas vezes não sabemos nem como orar. Não é mesmo? Mas aqui está o caminho: O salmista recorre a Deus porque O conhece e é conhecido dEle. Podemos nos basear na própria Palavra de Deus, para nos apresentarmos a Deus com nossa petição. Isso nos dá maior confiança. Outros servos e servas de Deus passaram pelo mesmo sofrimento e buscaram em Deus o socorro e o obtiveram. Que notícia boa.

Sabe outra coisa muito interessante, apesar de ter sido esta a experiência que Davi vivenciou, o relato dos versículos deste Salmo tem muito a ver com o sofrimento que Jesus Cristo sofreu. Veja lá as palavras. Jesus suportou aquele sofrimento para que eu e você pudéssemos nos achegar com confiança a Deus. Entende isso?

Meu irmão e minha irmã, eu vejo o sofrimento que passamos sob dois aspectos: (1) - Sofremos porque pessoas se colocam como nossas inimigas e querem nos destruir: Não importa se erramos com elas ou não. Podemos tomar decisões erradas na vida? Sim. Podemos ser ingênuos e não pensar que alguém que anda do nosso lado possa nos trair? Sim. Podemos sofrer por questões maiores do que nós, como uma pandemia, uma crise nacional ou internacional, uma catástrofe da natureza dentre tantas outras variáveis? Sim. Jesus disse em João 16:33: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Estamos aqui e corremos o risco de passar por aflições, tribulações, dificuldades. Mas, devemos encontrar a PAZ EM JESUS. Foi promessa dEle. E (2) - Ao sofrermos, principalmente por injustiça dos outros, teremos um coração mais compassivo com o sofrimento de outras pessoas. Quem nunca sofreu, quem nunca foi enganado e traído, quem nunca passou por extrema dificuldade, corre o risco de julgar levianamente o sofrimento das demais pessoas. Mas quando passamos por esta ‘dor’, paramos um pouco para pensar na dor do nosso próximo. Antes de julgar o morador de rua, paramos para pensar no ‘porque ele foi parar ali’. Antes de julgar o colega que foi demitido, paramos para pensar ‘se foi justa aquela demissão’. Sim, o sofrimento nos torna mais fortes, mas também nos dá uma porção maior de compaixão. Uma compaixão que recebemos de Deus e que devemos compartilhar com nosso próximo. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!