O CRISTÃO E SEU AUTOEXAME

image

' Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva. Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus. Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei. Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos. Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel. Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto. '

( Salmos 69:1-7 )

Este é mais um Salmo de Davi. Ele está vivendo uma situação crítica: Está vulnerável, angustiado e perseguido por seus inimigos.

Ele começa declarando: “Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma”. Sua vida está em perigo e ele sente que vai se afogar neste mar de angústia que inclui perseguição e doença. Ele está perturbado porque gritou sem receber a resposta de Deus (v. 3). Ele cita que há contra ele um ódio gratuito, sem causa. Ele nada fez para merecer este ódio e perseguição. É interessante ele falar que restituiu algo que não roubou. Houve ali uma forte acusação, mas mentirosa e ele não teve como se defender e foi obrigado a pagar por algo que não fez (v. 4). Outro detalhe que me chamou a atenção é que parece que aquela perseguição não é por causa do salmista, mas porque aqueles que o perseguem são inimigos de Deus. João cita esta frase (João15:25) e diz que ela foi cumprida em Cristo.

O versículo 5 é muito impressionante e que deve nos fazer pensar na nossa maneira de nos apresentar diante de Deus: “Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos”. Davi reconhece que é pecador. Ele faz um autoexame em sua consciência e, apesar de não ter cometido a falta grave de que foi acusado e que estava inocente diante de seus acusadores, em outras questões ele era um pecador diante de Deus. Em sua oração e súplica, o salmista explica os detalhes de sua situação angustiante, mas ao mesmo tempo, reconhece suas próprias falhas. Quantas vezes quando estamos sendo perseguidos sem causa, nos lamentamos diante de Deus, pedimos Seu socorro e livramento, argumentamos sobre nossa inocência e nos esquecemos que temos sido pecadores sim, que em outras questões temos falhado diante de Deus e até diante das pessoas. Este autoexame é primordial para trabalharmos a nossa humildade. Reconhecer nossos erros, falhas e pecados, nos fortalece o caráter e o espírito para recomeçarmos corretamente diante de Deus.

Mas o salmista continua me impressionando. Quando ele reconhece que é um pecador, em sua súplica a Deus ele consegue enxergar as demais pessoas inocentes. Ele não quer que suas falhas prejudiquem os outros (v. 6). O salmista deixa claro que está sendo insultado e perseguido porque estava servindo a Deus. Tudo aquilo estava afetando seus relacionamentos, inclusive com sua família também.

Meu irmão e minha irmã, quando tomamos a decisão de termos uma consagração profunda para servirmos melhor a Deus, com certeza isso vai provocar mais ataques daqueles que são os nossos inimigos, sejam eles humanos ou espirituais. A consagração a Deus frequentemente torna o cristão alvo de zombaria e escárnio, e não raramente somos expostos como malfeitores. Por isso é muito importante fazermos nosso autoexame sobre nosso comportamento. Escrevendo aos crentes de Tessalônica, o apóstolo Paulo adverte: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5:22). Não basta fugir do mal. Temos que nos preocupar até em ficar longe daquilo que tem a aparência do mal. A nossa maior defesa é uma consciência limpa, diante de Deus e diante dos homens. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!