O TRIUNFO DE DEUS E A VITÓRIA DOS QUE CREEM NELE

image

' Deus se levanta e espalha os seus inimigos; os que o odeiam são derrotados e fogem da sua presença. Ele os espalha como a fumaça que desaparece no ar. Os maus se acabam na presença de Deus como a cera se derrete perto do fogo. Mas os bons ficam contentes e felizes na sua presença e, cheios de alegria, cantam hinos. Cantem em louvor a Deus, cantem hinos em sua honra. Preparem o caminho daquele que vem montado nas nuvens. O seu nome é SENHOR; alegrem-se na sua presença. '

( Salmos 68: 1 a 4 )

Usando a frase dita por Moisés em Números 10:35, Davi proclamou o triunfo de Deus sobre todos os Seus inimigos. Quando Deus se apresenta, nenhum oponente pode se opor a Ele. Todos serão dispersos. Visto que Moisés disse essas palavras quando o povo de Israel levou a Arca da Aliança do Monte Sinai a caminho da Terra Prometida (Canaã), Davi sabia que era apropriado dizer as mesmas palavras quando a Arca alcançou Jerusalém, seu lugar de descanso.

O pensamento era simples, tanto com Moisés no Êxodo quanto com Davi com Israel já na Terra Prometida, eles expressaram a confiança e a necessidade que o povo deveria ter em relação à Deus: Numa linguagem popular podemos traduzir da seguinte forma: “Deus, vai na nossa frente e cuida dos nossos inimigos. É muito perigoso seguir em frente sem Deus para nos guardar". Este espírito de confiança e dependência é apropriado para todo cristão.

Esta também é uma oração adequada para lembrar a glória e a força de Jesus ressuscitado. Quando Jesus se levantou, todos os Seus inimigos (Satanás e seus demônios) foram dispersos. Ninguém se atreveu a se opor a Ele. Se estivermos fixados em Jesus, eles também se espalharão diante de nós, porque toda a nossa vitória é encontrada na glória de Sua ressurreição.

O salmista compara os inimigos de Deus e de Seu povo como a fumaça que se dissipa ou como a cera que derrete. Ele orou para que os iníquos fossem destruídos de uma maneira simples.

No Novo Testamento temos uma declaração incrível do Apóstolo Paulo, em Efésios 6: 10-18. Trata-se de uma grande passagem sobre o conflito espiritual e como Deus equipa o cristão para ter sucesso em tal conflito. O tema repetido nesta passagem é a ideia de permanecer firme contra os ataques espirituais e a oposição que os demônios impõe sobre o cristão. Paulo declara: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Para que o cristão possa vencer esta luta, precisa estar firme em Deus. Desta forma os inimigos se desfarão como a fumaça ou como a cera.

E a conclusão deste primeiro bloco do Salmo 68 é: “Mas os justos se regozijarão com a vitória de Deus”.

Meu irmão e minha irmã, é muito sério isto. O triunfo de Deus sobre Seus inimigos e sobre nossos inimigos é motivo mais do que suficiente para nos alegrar em Deus, mas também nos trás a grande responsabilidade de estarmos firmes nEle. E como podemos fazer isso? Conhecendo a Sua Palavra e vivendo o que ela nos orienta. É muita leviandade querer a vitória e não assumir nenhum compromisso com Ele. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!