O PODER DA AUTORIDADE ESPIRITUAL

image

' Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós. Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra. '

( Salmos 67: 1 a 4 )

Este Salmo começa citando a Oração Sacerdotal. Lembra? Quando o próprio Senhor ensinou como fazer esta oração? “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes: O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Números 6:22-26). Arão era o líder espiritual do povo de Israel e nesta condição, ele tinha o que chamamos de ‘Autoridade Espiritual’.

Por muitos anos eu ouvi no final dos cultos, o pastor da igreja fazendo esta oração, na despedida do povo para suas casas. A oração do líder espiritual da igreja tinha muito valor. Mas não é somente o pastor da igreja que tem esta autoridade. Aos poucos fomos aprendendo que todo líder tem esta autoridade. Por exemplo, um pai ou uma mãe, são Autoridade Espiritual na vida de seus filhos. Se este pai ou esta mãe entendesse a profundidade desta verdade, tomaria mais cuidados com suas palavras, principalmente relacionados a seu lar e seus filhos.

Quero destacar as palavras do início deste Salmo, onde o salmista assume uma posição diferente. Vejamos. Ele diz: “Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós”. Este salmista por entender toda a importância da benção proferida pela autoridade espiritual, que estava registrada na Palavra de Deus, na época conhecida como a Lei de Moisés, ele como que “toma posse” desta verdade espiritual. Ele faz uma auto declaração sobre si e sobre o povo. Ele assume uma postura de fé no que estava escrito na Palavra de Deus. Quando li esta porção, fiquei ‘encantado’ com esta percepção do espiritual.

Nós hoje temos a Palavra de Deus em sua forma completa. Muito mais Deus nos revelou através dos anos, envolvendo o Velho Testamento e o Novo Testamento. Jesus, o Deus Conosco, veio em forma humana e esclareceu melhor muito do que se havia perdido na interpretação do que Deus já havia revelado.

Me pergunto se não estamos igualmente àqueles ‘Doutores da Lei’, Fariseus e Escribas, perdendo a essência da Palavra por conta de interpretações errôneas?

Mas voltando ao texto, o salmista tem a visão de um Deus universal, de um Salvador universal (versículos 3 e 4). Ele sai daquela visão exclusivista de que apenas Israel era o povo de Deus e declara que ‘todos os povos’ vão louvar e adorar este Deus e que por consequência, este Deus há de governar a todos os povos. Mas por quê ele acha que isso vai acontecer? A resposta está no versículo 2: “Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação”. Este PARA QUE é o resultado do que acontece no versículo 1: “Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós”. Viu que coisa tremenda? Se DEUS TEM MISERICÓRDIA; se DEUS ABENÇOA; se DEUS FAZ O SEU ROSTO RESPLANDECER sobre o Seu povo, os demais vão ver esta manifestação de Deus e desejarão a mesma coisa. Isto chama-se TESTEMUNHO.

Meu irmão e minha irmã. Que o nosso testemunho diário, onde trabalhamos, estudamos, moramos ou simplesmente passamos, seja algo tão resplandecente que as pessoas consigam perceber DEUS EM NÓS e assim, desejem ter suas próprias experiências com Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!