FORTALECIMENTO INDIVIDUAL DE UMA ALMA COM SEDE DE DEUS

image

' Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra. Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira. '

( Salmos 63:1-11 )

Coloquei o texto todo deste Salmo aqui, porque queria chamar a tua atenção. Se não leu ainda, por gentileza, volte acima e leia. Percebeu que existe um “Algo de diferente” deste Salmo em relação aos demais que meditamos até agora? Sim. O salmista não faz um pedido: Ele simplesmente adora a Deus e medita nele. O salmista está em uma situação difícil, mas essa situação produziu um dos salmos mais bonitos que vamos encontrar.

1. DEUS, MEU DESEJO, versículos 1-4; “Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos”. Quanto mais o salmista conhece a Deus, mais O busca. Ele não é um estranho para Deus. Ele é um amigo que anseia por mais comunhão. As palavras ‘alma’ e ‘corpo’ são usadas e indica que todo o seu ser deseja a comunhão com Deus. Terras áridas devem explicar a situação real do salmista, mas também se refere a situações de aridez espiritual. Antes o salmista teve uma experiência com Deus no santuário (versículo 2). Essa experiência de adoração na congregação fornece o pano de fundo para a comunhão com Deus agora, mesmo quando ele está em uma situação de crise. O salmista dá-nos um ensinamento muito importante: A nossa experiência com Deus no santuário prepara-nos para a comunhão com Ele noutros contextos. Devemos experimentar Seu poder e glória quando nos reunimos para adorá-lo. Essa experiência molda e influencia tudo o mais na vida. O versículo 3 indica a profunda fé do salmista. Devemos expressar esta verdade com nossos lábios em louvor a Deus. O salmista, embora no deserto e em perigo de inimigos, deseja expressar seu louvor a Deus. Várias vezes nos Salmos, "levante as mãos" é usado para expressar louvor a Deus.

2. DEUS, MEU DELEITE, versículos 5-8: “A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta”. Me regozijarei: a figura é de uma festa. Quando você está com muita fome, uma boa refeição lhe traz alegria. Da mesma forma, o ser interior é nutrido e fortalecido pela comunhão com Deus e louvando-o. O júbilo, que é quase um grito, enfatiza o deleite em adorar a Deus. Calvino diz que os crentes, mesmo que sofram pobreza e perseguição, podem ter alegria, porque “estão bem”, no melhor sentido da frase, porque Deus é seu amigo. Por outro lado, os ímpios devem ser miseráveis, mesmo que todos os admirem, porque Deus é seu inimigo. Minha ‘cama’ e as ‘vigílias’ podem sugerir outra hora "seca", quando a gente fica acordado à noite. Que grande momento para meditar, para lembrar o que Deus fez, louvá-lo e orar! O salmista repousa na certeza daquilo que somente Deus pode dar (versículo 7). Suas ‘asas’ são usadas várias vezes como uma figura de proteção de Deus. Ele "se apega" a Deus e "o segue de perto". Ele pode falar assim porque Deus o apóia. Todo crente em Cristo pode desfrutar da mesma promessa.

3. DEUS, MINHA DEFESA, versículos 9-11: “Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra. Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira”. Nesta "experiência árida" há inimigos, mas o salmista está tão ocupado com Deus que eles só aparecem agora. É quando você serve a Deus que sofre mais ataques. Mas o salmista tem certeza de sua vitória. Os inimigos cairão nas profundezas da terra, o que normalmente se refere ao Sheol, o submundo dos mortos. Deus verá que eles serão destruídos. Raposas podem ser raposas ou chacais. O salmista deve ter os chacais em mente, pois eles comem carne. O ‘rei’ (versículo 11), alguns acham que o autor foi Davi, outros acham que foi outra pessoa (em homenagem a Davi). Tanto o rei quanto qualquer um que jurar por Deus experimentarão essa alegria e proteção dEle. O contraste é entre os ímpios que falam mentiras e aqueles que juram por Deus porque confiam nEle e falam a verdade.

Meu irmão e minha irmã, que tenhamos um desejo por Deus tão intenso como o descrito neste Salmo. E lembre-se, que as declarações do salmista, enquanto vivendo num deserto árido ou em um tempo de isolamento extremo, foram o resultado de uma experiência com Deus lá no Santuário, quando tinha esta liberdade de cultuar a Deus. Nosso tempo nos cultos públicos devem ser mais do que encontros e celebrações com nossos amigos e irmãos: deve ser um verdadeiro encontro com Deus. Estas experiências nos fortalecerão e se tivermos o impedimento dos “cultos presenciais”, não sofreremos porque estamos acostumados ao verdadeiro culto individual a Deus. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web