SÓ DEUS É O MEU SOCORRO - Parte I

image

'A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair. Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.'

( Salmos 62 )

 

Achei muito interessante este Salmo 62. O salmista começa falando 'timidamente' sobre sua confiança em Deus. Ele está vivendo uma situação difícil, de perseguição, de ser odiado e rejeitado, mas diz que confia em Deus. Finaliza o versículo 2 dizendo: 'não serei grandemente abalado'.

A partir daí, vai descrevendo de fato sua situação. Ele parece que fala com seus oponentes, num momento de ira e indignação. Algo tipo: "E aí? Até quando vocês vão me perseguir? Que coisa! Ficam aí me espreitando, só esperando eu cair. Estou aqui, todo 'arrebentado', parecendo um muro que cai não cai, e vocês aí só aguardando o meu mal chegar. Se fingem de amigos, dizendo palavras boas, mas por dentro, eu sei, vocês me amaldiçoam."

O salmista vira para si mesmo, falando com sua alma: "Ei alma, confia em Deus. Ele é minha rocha e minha salvação" e conclui: 'não serei abalado'.

Fiz questão de destacar a diferença nas declarações do salmista. Ele começa timidamente, dizendo que confiava em Deus. Igual a maioria de nós, que sempre declaramos que confiamos em Deus, mas quando a coisa fica feia, entramos em crise e desespero. Choramos, nos abatemos, ficamos sem saber o que fazer, choramos mais um pouco, e não poucas vezes falamos sozinhos. Quantas vezes, quando nosso sofrimento é por conta de atos de pessoas próximas de nós, que nos apunhalaram pelas costas, nos traíram ou coisas assim, sim, quantas vezes nós falamos algo tipo: 'Eles vão ver. Pensam que me venceram, mas eu vou dar a volta por cima, eles vão ver!". Não é assim mesmo? Você já fez isso? Já viveu uma situação assim? Eu já.

É o que acontece com o salmista. Começa falando mansinho, chateado com a situação, diz que não será GRANDEMENTE abalado.. depois desabafa com seus oponentes e por fim, volta-se para sua alma, declara sua confiança em Deus de uma forma mais enfática e conclui dizendo que NÃO SERÁ abalado.

A partir deste momento, o salmista já cheio de fé, chama as pessoas no geral a confiar em Deus. Ele é a única fonte de socorro e proteção para aqueles que o buscam. Os homens não tem nada a oferecer. Os homens confiam em sua própria força e poder. Acham que, só por terem muito dinheiro (às vezes ganho de forma ilícita), ou porque são famosos e reconhecidos pela maioria das pessoas, que isto é suficiente para resolver seus problemas e o dos outros. Mas isso não é suficiente. O único que pode verdadeiramente socorrer-nos em nossos momentos difíceis é o Senhor Deus.

O salmista declara que Deus falou e repetiu duas vezes que O PODER ESTÁ EM DEUS. O que o homem pensa que tem, na verdade é de Deus. Na hora que Deus diz: BASTA, tudo se acaba! Os poderosos desaparecem como um sopro e a fama dos famosos cai no esquecimento. Mas DEUS PERMANECE E SUA MISERICÓRDIA É SEM FIM.

Meu irmão e minha irmã, que neste dia, reflitamos em tudo isso e aprendamos a verdadeiramente confiar em Deus, que é a nossa rocha firme e o nosso refúgio. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web