O GRITO DE UM INOCENTE PERSEGUIDO

image

' Mas tu, Senhor, te rirás deles; zombarás de todos os gentios; Por causa da sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa. O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos. Não os mates, para que o meu povo não se esqueça; espalha-os pelo teu poder, e abate-os, ó Senhor, nosso escudo. '

( Salmos 59:8-11 )

Este é mais um dos Salmos de Davi. Como de outras vezes ele está em uma séria crise, mas ele sabe que o poder de Deus é muito maior do que seus inimigos. Este Salmo destaca o poder e a misericórdia de Deus.

Quero focar a nossa meditação de hoje nos versículos de 8 a 11. Após Davi apresentar sua queixa e pedir socorro, ele parece imaginar o que Deus pensa daqueles ímpios e como se prepara para agir. Mas antes, Davi diz: “Mas tu, Senhor, te rirás deles; zombarás de todos os gentios”. Esta atitude de Deus indica Seu Senhorio e Poder. Derrubar esses inimigos, embora sejam muito fortes, para Davi, não seria difícil para Deus.

Davi vislumbra isso e diz: “Por causa da sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa”. Visto que Deus é sua força e alto refúgio, o salmista pode orar com confiança e seguir em frente. Ele continua declarando: “O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro”. Davi não apenas cria que o Senhor era o Deus da ‘misericórdia’ em um sentido distante ou teórico. Ele poderia dizer com segurança, ‘o Deus da minha misericórdia’. Ele sabia que Deus seria misericordioso com ele e que iria adiante dele, até mesmo o direcionaria, em suas necessidades. Deus sabe como abrir o caminho e proteger os seus do inimigo.

No versículo seguinte parece haver uma contradição de Davi em relação a outros Salmos: “Não os mates, para que o meu povo não se esqueça; espalha-os pelo teu poder, e abate-os, ó Senhor, nosso escudo”. O desejo de Davi é para que Deus não destrua os inimigos imediatamente, mas que venha a derrotá-los passo a passo, pouco a pouco. Há nele o desejo de que seus inimigos reconheçam que Deus está com Davi, portanto, ele é justo e inocente. Neste caso não há vitória na morte dos inimigos. A maior vitória é que eles vejam que Davi foi justificado por Deus. Não é justamente esta a promessa que encontramos no Salmo 23:5 quando diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”?

Meu irmão e minha irmã, podemos viver períodos de angústia e de medo por causa de perseguição, seja no ambiente de trabalho, na família ou em outros círculos de relacionamentos. Muitas vezes nem entendemos o ‘por quê’ da perseguição, mas ela está acontecendo. Devemos igualmente o salmista Davi, colocar nossa causa diante de Deus que é Todo Poderoso para nos defender e virar a história, nos honrando diante daqueles nossos perseguidores. Amém? Vamos confiar?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!