TEM MISERICÓRDIA, SENHOR!

image

'Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela. Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores. Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.'

( Salmos 57 )

Eu vejo neste Salmo escrito há cerca de 3.000 anos, uma fotografia idêntica à realidade de muitas pessoas hoje.

O escritor se vê em meio a tantos inimigos, que não sabe para onde correr. São pessoas próximas dele, provavelmente alguns que ele considerava amigos e porque não dizer, até alguns parentes, que, de boca, tecem elogios e manifestam admiração, mas que pelas costas, destilam palavras maldosas e tramam contra sua vida.

O salmista ao perceber no meio de quem está, descobrindo as suas reais intenções, se sente só e acuado. É muito difícil acreditar nas pessoas, quando se vive algo assim. Abrir os olhos para esta realidade, provoca tristeza na alma, quase que inconsolável. Como saber em quem se pode ou não pode confiar? É difícil. Quantas esposas ou esposos que confiavam 'cegamente' em seu cônjuge e depois descobre que era traída(o) há muito tempo? Quantas namoradas ou namorados já passaram por isso? Quantas pessoas foram traídas por sócio(a)? E as histórias de traição, roubo, engano, protagonizadas por pessoas conhecidas e até familiares são muitas. Sim, é muito complicado seguir a vida e voltar a confiar novamente.

Apesar do primeiro 'baque', diante de uma constatação tão triste, não podemos ficar abatidos, depressivos, sem querer viver. Não. Muito pelo contrário. É hora de olhar para cima, para Deus, o único em quem podemos confiar integralmente, pois Ele nunca vai nos decepcionar, e compartilhar com Ele todas as nossas apreensões, medos, inseguranças, decepções, etc, etc.

É essa a atitude que o salmista está tomando. Começa fazendo uma oração, uma súplica, pedindo misericórdia, por não saber o que fazer numa situação tão complicada. Pede o socorro de Deus e vai desabafando os seus sentimentos.

Na medida que compartilha com Deus a sua vida, sente-se confortado e vai se enchendo de esperança. Na medida que o Salmo avança, ele declara a sua confiança em Deus e a certeza de que será vencedor.

Sabe, meu irmão e minha irmã, é esta certeza do agir de Deus que nós precisamos adquirir e viver, para verdadeiramente sermos vencedores, diante de qualquer situação. Não importa o tamanho do nosso inimigo. O que importa é o tamanho do nosso Deus. Até parece uma frase de efeito, mas não é. E a maneira mais rápida e eficiente para vermos a mão poderosa de Deus agindo em nosso favor, é quando abrimos os olhos da fé e a nossa boca profere palavras de convicção no agir e poder de Deus. É sim, clamar por misericórdia, mas ao mesmo tempo, declarar a confiança em Deus e a certeza de Seu livramento. Ele não deixará ninguém que nEle confia, ficar frustrado.

Vamos confiar em Deus?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Mais um projeto desenvolvido por J.JIRÉ Agência Web