FÉ NO MEIO DO MEDO – Parte II

image

' O dia inteiro os meus inimigos me atrapalham nos meus negócios e só pensam em me prejudicar. Eles se reúnem em lugares escondidos, olham o que estou fazendo e ficam esperando uma oportunidade para me matar. Ó Deus, castiga-os por causa da sua maldade! Mostra a tua ira e derrota essa gente. Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no teu livro? Quando eu pedir a tua ajuda, os meus inimigos fugirão. Uma coisa eu sei: Deus está comigo. '

( Salmos 56:5-9 )

Davi vive um perigo contínuo, por isso ele continua o seu desabafo: “O dia inteiro os meus inimigos me atrapalham nos meus negócios e só pensam em me prejudicar. Eles se reúnem em lugares escondidos, olham o que estou fazendo e ficam esperando uma oportunidade para me matar. Ó Deus, castiga-os por causa da sua maldade! Mostra a tua ira e derrota essa gente”. Os ataques contra ele não foram apenas violentos. Eles também eram enganosos e sempre distorciam suas palavras e intenções. Seus inimigos constantemente conspiravam o mal contra ele, perseguindo-o para matá-lo, por meio de um ataque surpresa.

Como alguém pode viver desse jeito? Esta pressão incessante é a pior parte da provação. Foi isso a primeira coisa que Davi enfatizou: ‘Todos os dias’! ‘O dia todo’! Não é fácil viver assim.

O que fazer então? Davi apela para o único que poderia socorrê-lo: “Ó Deus, castiga-os por causa da sua maldade! Mostra a tua ira e derrota essa gente". Mas preste atenção: Davi apelou para a justiça de Deus. Ele era perseguido sem causa. Os atos daquelas pessoas eram desonestas e cheias de maldade. Não era certo que esses inimigos ímpios triunfassem sobre ele. Não importa se eram filisteus de Gate ou servos de Saul. Davi pediu a Deus que os derrubasse.

Apesar de sua fé em Deus, ele sofre e chora. Ele diz: “Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no teu livro?”. Neste período da vida de Davi, antes de chegar à Caverna de Adulão (I Samuel 22), ele estava completamente sozinho. Isso o fez valorizar ainda mais a simpatia e o cuidado de Deus, e ele encontrou grande consolo em pensar que Deus notou seu sofrimento.

E esta experiência íntima com Deus lhe dá forças para declarar: “Uma coisa eu sei: DEUS ESTÁ COMIGO”. Essa era a base da segurança de Davi. Suas fugas e lágrimas não significavam que Deus estava contra ele. Em vez disso, ele sabia que Deus estava lá para ele e que responderia a sua oração por resgate.

Temos no Novo Testamento outro personagem que sofreu perseguição, ciladas, prisões, açoites, traições, fome, nudez e muito mais. Apesar de tudo isso ele declara: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).

Meu irmão e minha irmã, olhando para Davi e para Paulo, dois grandes exemplos de fé, que possamos desejar mais do que esta segurança, quando diante de uma quantidade absurda de inimigos que possam surgir para nos atacar ou perseguir. Que tenhamos a convicção de QUEM ESTÁ PRONTO PARA APARECER EM NOSSA DEFESA, CUJO PODER NENHUMA CRIATURA PODE RESISTIR. Igualmente Davi possamos declarar: “Uma coisa eu sei: DEUS ESTÁ COMIGO.”. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!