PEDIDO DE AJUDA QUANDO ABANDONADO E TRAÍDO

image

' Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos. Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos. '

( Salmos 54:1-3 e 7 )

Este Salmo foi escrito por Davi quando os moradores da cidade de Zife foram contar a Saul que Davi estava escondido na terra deles. Na verdade, houve duas vezes em que os zifenos traíram Davi com o rei Saul. A primeira está em I Samuel 23 e a segunda em I Samuel 26. Davi escapa ambas as vezes, por conta do livramento de Deus.

Sabemos que o rei Davi sempre teve uma relação de muita intimidade com Deus. Mais do que qualquer outro de sua época. Seus Salmos nos mostram isto e é a razão de prestarmos o máximo de atenção em suas palavras, porque temos muito a aprender com ele.

Veja como ele inicia este Salmo: “Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder”. Em sua angústia Davi descansou tanto no NOME bem como no PODER de Deus. O NOME fala da natureza e do caráter de Deus; o PODER de Sua grande força. Davi sabia que o poder de Deus poderia atender à suas necessidades por causa do que ele conhecia do nome de Deus.

Davi continua: “e faze-me justiça pelo teu poder”. A palavra chave aqui é JUSTIÇA. O resgate de Davi seria sua defesa. Seus inimigos teriam maior evidência de que Davi estava certo e eles errados quando Deus respondeu a esta oração e preservou este homem segundo Seu coração.

Sabe o que me chama a atenção nestes episódios? O caráter de Davi. Ele clama por justiça, mas ele era um homem justo e correto, diante de Deus e diante dos homens. Deus deu a Davi um livramento notável após cada ocasião em que os zifenos o traíram. Pouco depois das duas vezes em que os zifenos traíram Davi, ele teve a oportunidade de matar o rei Saul. Ambas as vezes ele poupou a vida de Saul (I Samuel 24 e 26), e ambas as vezes Saul admitiu seu grande erro.

Na sequencia Davi diz: “Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca”. Era comum que Davi e outros em suas orações simplesmente pedissem a Deus para ouvir o seu clamor. Supunha-se que se o Deus gracioso e misericordioso ouvisse, com certeza Ele agiria.

Existe uma parte muito triste nesta história. Ele diz: “Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos”. Neste Salmo, os problemas de Davi vinham dos zifenos (I Samuel 23: 14-24). Os zifenos eram israelitas e para completar, eles ainda eram da mesma tribo de Davi (Judá). Mas sua traição a Davi foi tão contrária à causa de Davi e de Deus que Davi poderia corretamente se referir a eles como estranhos, como homens violentos procurando a sua vida.

Jesus passou por isso: Foi traído por seu povo. Foi traído por um de seus discípulos mais próximo. Quantos de nós já sofremos isso! Quantos hoje, se dizem cristãos, mas se comportam como traidores dos irmãos e até traidor de Deus? E por que agem assim? Davi responde: eles “não têm posto Deus perante os seus olhos”. Seus problemas não eram apenas em relação a Davi, mas também em relação a Deus. A rejeição de Davi foi apenas outra maneira de rejeitar a Deus. Olha o que Jesus falou a Seus discípulos: “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. (Lucas 10:16). Quem rejeita a mensagem de Jesus está rejeitando a mensagem de Deus Pai. Isto é muito sério.

Davi finaliza este Salmo dizendo: “Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos”. Ele clamou a Deus. Confiou em Seu NOME e em Seu PODER. E qual foi o resultado? O SOCORRO DE DEUS CHEGOU!

Meu irmão e minha irmã, quando nos sentirmos traídos, enganados, injustiçados ou diante de qualquer outra situação complicada, clamemos ao nosso Deus com toda a confiança de que Ele nos ouve e de que Ele agirá a nosso favor, pois Ele absolutamente tem nos livrado de todas as nossas angústias. Este nosso Deus merece todo o nosso louvor e adoração. Amém?

Tenha um dia abençoado e até a próxima.

 

 

 

Devanir Caetano da Silva

Pastor da Igreja Restauração em Cristo

Quer receber nossas meditações diariamente pelo WhatsApp? Cadastre-se aqui!